Baião distinguido como Município Familiarmente Responsável

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) classificou o Município de Baião como Familiarmente Responsável, sendo a primeira vez que o concelho recebe a distinção que visa premiar as autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias. A cerimónia de entrega da bandeira verde que simboliza a atribuição do estatuto, realizou-se no dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Estamos, naturalmente, orgulhosos com este reconhecimento, sinal de que as políticas de apoio às famílias baionenses que temos implementado estão corretas e que estamos no caminho certo. Trata-se, ao mesmo tempo, de mais um incentivo para continuarmos a trabalhar no sentido de proporcionarmos sempre melhores condições de vida à comunidade, reforçando aquele que tem sido o nosso propósito, alinhado com o compromisso que assumimos com os baionenses”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

De entre as medidas municipais consideradas pelo Observatório contam-se, o Kit Bebé; a Linha Amiga; a Via Verde Família; entre outras integradas no Fundo Social de Baião e ao Gabinete de Apoio à Família, além dos programas de apoio e incentivo nas áreas da Educação, Saúde, Desporto, Lazer, bem como as respostas no apoio às vítimas de violência física ou psicológica, contando-se ainda medidas de caráter económico, de que é exemplo a aplicação da taxa de IMI mais baixa permitida por lei, entre outras.

O objetivo da OAFR, criado em 2008, é promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que respondam de forma abrangente, em favor de um tecido social coeso e potenciador da renovação geracional e da sustentabilidade do País.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis assume, entre outros, o cumprimento de valores como a integridade, ética, imparcialidade, transparência e responsabilidade.