Obra de reparação da ponte sobre a ribeira de Teixeiró está a concurso

O Município de Baião lançou a concurso público, com caráter de urgência, por um valor base de cerca de 230 mil euros, a obra de “Reconstrução de Passagem Hidráulica na Rua de Teixeiró” (lugar da Moita), na União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, na sequência do abatimento da via que ocorreu devido ao mau tempo, em outubro passado, obrigando à interdição de toda a circulação.

A especificidade do local e da obra foram tidas em conta na elaboração do projeto que vai permitir uma construção de raiz, mais adequada à orografia do terreno e mais segura, garantindo melhores condições de circulação pedonal e automóvel.

Após o resultado do concurso, com data-limite de apresentação de propostas às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2023, irá proceder-se à consignação da obra, que terá prazo de execução de 90 dias, prevendo-se, assim, a conclusão dos trabalhos para o início do segundo trimestre de 2024.

Continuamos a dar toda a atenção a este processo e a fazer todos os esforços para que seja reposta a normalidade, ou seja, a retoma de toda a circulação na via. Contudo, não podemos sobrepor a nossa vontade àquelas que são as formalidades legais a que estamos obrigados, garantindo, no entanto, a maior celeridade possível, acautelando sempre o cumprimento de todas as normas de segurança”, explicou o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira.

Tendo em conta que o estado em que ficou, a via não oferecia condições de segurança, mesmo para a travessia pedonal. Assim, a Câmara de Baião, após a proibição da circulação, diligenciou, de imediato, no sentido da colocação de uma passagem pedonal provisória que foi instalada por militares do Regimento de Engenharia de Tancos, com o apoio de colaboradores do município, mitigando assim o transtorno causado e acautelando a segurança da população.

Entretanto, dado o avultado custo da obra, Paulo Pereira tem encetado contatos no sentido da possibilidade de apoio estatal para a concretização da mesma.