“Somos todos iguais na diferença…Enquanto existir amor não haverá diferenças”
O Pelouro dos Assuntos Sociais, organizou este ano pela primeira vez, a Festa de Natal para a Inclusão, no dia 14 de dezembro, no Pavilhão Multiusos.
Foram mais de 150 participantes, provenientes dos Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia, Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento (A2000), alguns munícipes sinalizados pelas juntas de freguesia e do Centro de Apoio à Aprendizagem- Ensino Estruturado, que também integra utentes de outros concelhos.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, o Vice-Presidente e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, e os vereadores José Lima, Célia Azevedo e Paulo Portela, para além de técnicos do Setor Social da autarquia e das outras entidades.
Foi um dia bem passado com muita alegria pautada pela diversidade. Durante a manhã, os participantes envolveram-se em atividades lúdicas, promovendo a interação e a partilha de experiências.
Após um almoço festivo, a tarde foi animada com danças contagiantes ao som do DJ Peter P, onde todos celebraram a diversidade num ambiente inclusivo.
O destaque foi a participação ativa dos utentes, que subiram ao palco para cantar e encantar, reforçando laços e mostrando que a inclusão é uma festa que todos podem celebrar juntos.
Paulo Pereira não escondeu a satisfação “por ver que estes pequenos gestos trazem muita felicidade a estas pessoas e é muito gratificante para nós, executivo municipal, sentirmos isso.
O Município de Baião estabeleceu, há muito, como prioritárias as questões sociais, seguindo políticas de integração e de apoio aos cidadãos mais vulneráveis, sempre com o objetivo de fomentar a inclusão e fortalecer a coesão social.”
Por sua vez, Filipe Fonseca, acrescentou que “a inclusão não deve ser apenas um ideal. É uma força vital que impulsiona o progresso social e económico, construindo uma sociedade onde cada indivíduo é valorizado.
Ver a alegria estampada nos rostos dos utentes, neste evento inclusivo, é um testemunho poderoso, e a felicidade de cada um é um barómetro do trabalho que temos vindo a realizar no que diz respeito às questões sociais.
Testemunhar essa alegria é motivo de grande satisfação e uma motivação para cada vez mais promovermos um ambiente inclusivo onde todos possam prosperar.”