O Pelouro dos Assuntos Sociais criou, em 2023, o Programa “Nascer, Crescer e Viver em Baião é fixe”, com o intuito de ser mais uma medida de apoio às famílias baionenses, que acolhem um novo membro, um momento sempre especial e a que a autarquia se associa, através da oferta do Kit Bebé, contributo que simboliza as boas-vindas à comunidade de cada baionense que nasce.
Este programa criado de raiz no ano passado e, que foi desenvolvido desde o início cumprindo todos os procedimentos legais e respeitando sempre critérios de elegibilidade, contemplou 74 bebés ao longo do ano de 2023.
Esta medida inovadora, implementada pelo Setor Social da Câmara Municipal de Baião, é mais uma política pública municipal que reforça o compromisso da autarquia com os baionenses.
O vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, referiu que a “chegada de um novo membro ao núcleo familiar é sempre um momento extraordinário, que queremos valorizar, pois é também um novo baionense, um novo elemento da nossa comunidade”.
O triplo simbolismo inerente a este programa, foi também realçado pelo autarca, uma vez que o Kit Bebé, “é uma forma simbólica de saudar cada recém-nascido que integra a comunidade baionense, de felicitar os progenitores pela chegada da criança e o compromisso de que a autarquia permanecerá atenta em relação à qualidade de vida dos baionenses desde a mais tenra idade”.
O Kit Bebé beneficia todas as crianças nascidas durante o ano, com registo ou residência no concelho de Baião e é composto por um cabaz avaliado em 200 euros, contendo produtos adquiridos em farmácia relacionados com saúde e bem-estar, juntamente com um apoio monetário de 150 euros, destinado à aquisição de outros bens necessários ao desenvolvimento saudável e harmonioso dos bebés, nomeadamente as vacinas não contempladas no Plano Nacional de Vacinação.
O Programa “Nascer, Crescer e Viver em Baião é fixe”, terá continuidade no decorrer do ano de 2024 e será complementado com a realização de um “Encontro de Bebés” nascidos no ano de 2023.
“É nossa intenção, realizar um ‘Encontro de Bebés’, onde lhes será proporcionada uma atividade que crie uma atmosfera de carinho entre pais e filhos, privilegiando a saúde e o bem-estar da Família”, revelou Filipe Fonseca.
COMO DEVE PROCEDER PARA RECEBER O KIT BEBÉ
Um dos progenitores, ou quem comprovadamente tenha a tutela do bebé, deverá preencher e entregar nos serviços sociais da Câmara Municipal de Baião, este requerimento, tal como os documentos necessários para a inscrição:
Cópia da certidão de nascimento da criança ou documento comprovativo do registo, assim como o cartão de cidadão do tutor.
Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Baião situam-se na Rua Eça de Queiroz, n.º 56, na Vila de Baião e podem ser contactados através do número de telefone 255 540 500.