Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras – Baião num abraço à cultura popular

O Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras faz soar bem alto, todos os anos, a genuína tradição popular no concelho. No dia 27 de janeiro, às 21h30, na tenda montada no Mosteiro de Santo André de Ancede, abre-se o palco, elevam-se as vozes, afina-se o canto nos versos inspirados num território que abraça a Cultura. Baião é assim. É rio, é serra, é gente que canta a sua história, os seus costumes, orgulhosa da sua identidade.

Aguardamos, todos os anos, com alguma ansiedade, esta manifestação genuína da nossa cultura. É sempre um momento marcante, em que evidenciamos o gosto pela tradição, o prazer e a aposta na sua preservação”, adiantou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Anabela Cardoso.

Promovido pela autarquia, em colaboração com a União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, este evento, na sua 22.ª edição, juntando grupos vindos de várias freguesias do concelho, proporciona uma experiência única e envolvente, destacando-se pela autenticidade das interpretações e pela forte ligação às raízes culturais.

E o Mosteiro de Santo André de Ancede, a sua envolvência histórica e cultural, acrescenta um toque especial à noite de celebração.

Toda a comunidade baionense e todos os que sentem os valores e a riqueza das tradições estão convidados a juntar-se a esta experiência única.