Associações baionenses certificadas, mais uma vez, como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol

A Associação Desportiva de Baião e a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, alcançaram mais uma vez, a certificação como entidades formadoras, distinção atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa cerimónia realizada na Faculdade de Engenharia do Porto, no dia 20 de janeiro.

O processo de certificação tem de ser realizado todas as épocas desportivas, passando por procedimentos de avaliação e análise, uma vez que não é renovado automaticamente.

A certificação da entidade, desempenha um papel crucial no aperfeiçoamento dos métodos formativos, com o intuito de elevar a qualidade da formação de jogadores de futebol e futsal em Portugal e, segundo a FPF, tem como principal missão “diferenciar as entidades dedicadas ao futebol e futsal juvenil até aos 19 anos, com base no nível de excelência do processo formativo”.

Os clubes, devem obedecer a diversos critérios, nomeadamente Planeamento e Orçamento, Estrutura Organizacional, Recrutamento, Formação Desportiva, Acompanhamento Médico-Desportivo, Formação Pessoal e Social, Recursos Humanos, Instalações e Logística e Produtividade.

Este evento, organizado pela Associação de Futebol do Porto, contou com a presença do vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Filipe Fonseca e dos representantes das coletividades baionenses, José Carlos Martins, presidente da Associação Desportiva de Baião e José António Dinis, dirigente da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.

Filipe Fonseca deu “os parabéns à A.D. Baião e à A.C.R. Santa Cruz do Douro, por realizarem um trabalho tão meritório numa área tão importante como a formação”, deixando ainda o desejo de que “no futuro, a presença de clubes baionenses possa aumentar, pois existe margem de crescimento e aperfeiçoamento das certificações.”