Ação de Fogo Controlado na Serra do Marão apoia pastorícia

Realizou-se no dia 24 de novembro, uma ação de fogo prescrito (fogo controlado), desta vez na Serra do Marão, numa localização próxima à nascente do Rio Teixeira.

Esta ação que incidiu numa área de 25 hectares, teve supervisão de técnicos credenciados para a utilização de fogo controlado do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo realizada por bombeiros das corporações de Baião e Santa Marinha do Zêzere, Equipas de Sapadores Florestais e pelas Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, cuja base se situa na antiga escola primária do Gôve.

A realização da ação foi acompanhada pela Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro.

Estes trabalhos, já efetuados em anos anteriores, têm como objetivo principal promover a renovação e a melhoria das pastagens permitindo melhorar a palatibilidade e digestibilidade do pasto para os animais, resultando num incentivo à sua permanência nestes locais e à diminuição da acumulação de combustíveis passíveis de serem consumidos em incêndios rurais.

Esta dinâmica, insere-se na estratégia do município em matéria de gestão de fogo rural redundando, em última análise, na defesa dos povoamentos florestais e bosques de espécies autóctones, na prevenção da ocorrência de grandes incêndios rurais com diminuição da área ardida percorrida por estes.

O Vice-Presidente e vereador responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, apela para que “qualquer pessoa que tenha rebanhos em área de montanha e necessite de renovar o pasto, não deve realizar fogo sem o apoio das entidades habilitadas para o efeito, uma vez que para além de ser ilegal, poderá pôr em risco de incêndio toda essa área e a área envolvente.

Para isso, poderá contactar o Gabinete de Proteção Civil, podendo dessa forma, obter apoio para esse fim.”

O Gabinete de Proteção Civil de Baião está disponível para esclarecer os cidadãos relativamente a eventuais dúvidas e necessidades que possam surgir, no que diz respeito a este assunto.

Os munícipes poderão fazê-lo através do telefone 255 540 500 ou do e-mail gtf@cm-baiao.pt