Baião revalidou o Selo de Município Amigo da Juventude

O concelho de Baião continua a integrar, como membro efetivo, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ, à qual aderiu em abril de 2021, sendo detentor do Selo de “Município Amigo da Juventude”, distinção que decorre da implementação de políticas que potenciam uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões relacionadas com a participação jovem.

Filipe Fonseca, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Juventude, sublinhou que se trata de um “reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelo município em prol dos mais jovens, alinhado com as exigências da FNAJ, entidade promotora da Rede pioneira e promotora da participação cívica dos jovens e da criação de incentivos ao seu envolvimento na vida das comunidades locais”. Neste sentido, “Baião continua a incluir e a reforçar na sua programação ações direcionadas para os mais jovens”, assegurou o autarca.

Para a obtenção da distinção concorrem atividades promovidas pela Câmara Municipal de Baião, tais como: o Programa de Voluntariado Jovem – Ocupação dos Tempos Livres; o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta (em parceria com o IPDJ); a participação na Universidade Júnior, da Universidade do Porto, (em parceria com a CPCJ de Baião); a Semana da Juventude; o Festival Byonritmos; a celebração do Dia Internacional da Juventude; o Conselho Municipal da Juventude; o Orçamento Participativo Jovem; o Passeio de Finalistas; realização de Eventos Musicais; o Plano Municipal da Juventude; entre outras.

A plataforma, criada no final de 2020 pela FNAJ, garante o acesso a todos os municípios que demonstrem a vontade de serem maiores e melhores amigos da juventude, e que assumam esse compromisso, candidatando-se à obtenção do selo de certificação. Com a definição de metas, a organização pretende impulsionar maiores e melhores políticas locais de juventude ao serviço dos/as jovens e das suas organizações.