A Câmara Municipal de Baião vai inaugurar, no dia 12 de janeiro, pelas 17h00, o Centro de Relação Comunitária de Gestaçô.
O equipamento destina-se à fruição de toda a comunidade, assumindo-se como um local de encontro e de convívio de gerações com enfoque na população sénior, através da realização de atividades criativas e de lazer, promotoras do seu bem-estar e alegria, tendo com objetivo o combate a situações de isolamento e o incentivo a uma vida mais ativa e saudável.
“Trata-se do cumprimento de mais um objetivo definido nos nossos compromissos para o mandato, no âmbito da valorização e o alargamento da rede de Centros de Relação Comunitária. Estou certo de que o equipamento será um local privilegiado para a melhoria da qualidade de vida dos baionenses”, adiantou o vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, sublinhou a abrangência do Centro de Relação Comunitária, como “polo de dinamização social e de participação cívica da nossa população de todas as idades”.
O Centro de Relação Comunitária de Gestaçô resulta da remodelação das instalações da Associação da Casa do Povo de Gestaçô, localizadas junto ao edifício da Junta de Freguesia, que estavam sem funções e que, assim, ganham nova vida, na sequência de um protocolo de cedência celebrado entre Associação e a Câmara Municipal, por um período de 15 anos.
No âmbito do funcionamento e manutenção do Centro de Relação Comunitária, foi estabelecido um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Baião e a Junta de Freguesia de Gestaçô, onde estão definidas as obrigações de cada uma das partes, no que diz respeito à sua gestão, organização, e desenvolvimento das atividades.
Num investimento de 25 mil e 400 euros, os trabalhos incidiram no espaço de cerca de 90 metros quadrados, com a criação de um salão polivalente, uma copa e 2 sanitários. O edifício foi também preparado para facilitar o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.