Câmara aprovou o Plano de Ação para o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos de Baião

Documento está em consulta pública até ao dia 31 de janeiro de 2024.

Foi aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 10 de janeiro de 2024, o PAPERSU 2030 – Plano Municipal de Ação para o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos.

O Município de Baião, conforme previsto no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), enquanto entidade gestora de resíduos urbanos, deve elaborar o seu Plano de Ação para os Resíduos Urbanos (PAPERSU), em articulação com o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), de âmbito nacional, e o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, documentos aprovados em Conselho de Ministros, devendo o mesmo assegurar a participação do público e ser aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O PERSU 2030 define metas ambientais bastante exigentes, nomeadamente a diminuição acentuada da deposição de resíduos em aterro, que deve passar dos atuais 56%, a nível nacional, para 10%, em 2035, e o aumento dos indicadores de reciclagem, que se se situam nos 32% e que deverão ser de 65%, em 2035.

Assim, para o seu cumprimento, será necessária uma alteração profunda nos hábitos da população, bem como a adaptação dos serviços municipais a novas formas de prevenção e recolha.

Na proposta de PAPERSU 2030 do Município de Baião, estão definidas várias medidas de adaptação, agrupadas em três eixos (Prevenção, Gestão de Recursos e Operacionalização) que passam pelo reforço da sensibilização, implementação de novos fluxos de recolha, incremento dos hábitos de separação (com maior ênfase na fração dos Biorresíduos), modernização dos serviços de recolha e de monitorização dos mesmos, revisão do regulamento municipal de gestão de resíduos, estudo para aplicação do novo modelo tarifário dissociado do consumo de água, entre outros.

O Plano está disponível para consulta pública aqui: https://arquivo.cm-baiao.pt/viver/ambiente/papersu2030/

Se tem uma ideia de projeto ou iniciativa, partilhe connosco e faça parte deste processo. Contribua para o bem de todos.

Pode enviar os seus contributos para geral@cm-baiao.pt, até ao dia 31 de janeiro de 2024.