Foi inaugurado, no dia 12 de janeiro, o Centro de Relação Comunitária de Gestaçô. O equipamento destina-se à fruição de toda a comunidade, assumindo-se como um local de encontro e de convívio de gerações com enfoque na população sénior, através da realização de atividades criativas e de lazer, promotoras do seu bem-estar e alegria, tendo com objetivo o combate a situações de isolamento e o incentivo a uma vida mais ativa e saudável.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que descerrou a placa alusiva à inauguração, acompanhado pelo autarca local, António Bento, apelou à população para que faça do Centro um local dinâmico, envolvendo pessoas de todas as idades, no sentido de que se cumpra o objetivo da sua criação que é “promover o convívio, a partilha e as relações entre as gerações. O que pretendemos é que se sintam felizes e, para isso, damos o nosso contributo, cabendo agora às pessoas fazerem deste espaço e neste espaço o que entendam que seja o melhor para todos”, sublinhou Paulo Pereira.
O edil deixou ainda uma palavra de agradecimento ao presidente da Associação da Casa do Povo de Gestaçô, Diamantino Rocha, presente na cerimónia, pelo “contributo muito positivo no serviço à comunidade, ao ceder as instalações”, referiu.
O Centro de Relação Comunitária de Gestaçô resulta da remodelação das instalações da Associação da Casa do Povo de Gestaçô, localizadas junto ao edifício da Junta de Freguesia, que estavam sem funções e que, assim, ganham nova vida, na sequência de um protocolo de cedência celebrado entre a Associação e a Câmara Municipal, por um período de 15 anos.
Num investimento de 25 mil e 400 euros, os trabalhos incidiram no espaço de cerca de 90 metros quadrados, com a criação de um salão polivalente, uma copa e 2 sanitários. O edifício foi também preparado para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
No âmbito do funcionamento e manutenção do Centro de Relação Comunitária, foi estabelecido um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Baião e a Junta de Freguesia de Gestaçô, onde estão definidas as obrigações de cada uma das partes, no que diz respeito à sua gestão, organização, e desenvolvimento das atividades.
Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, disse ser “um orgulho ver concretizada uma obra e um serviço à população, há muito ansiados, e que será um local de referência e de encontro da freguesia”.
O vice-presidente da Câmara, vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, dirigindo-se àqueles que vão usufruir e dar vida às instalações, para que “desfrutem do espaço, fazendo dele um local de vivência de bons momentos”. O autarca manifestou ainda a disponibilidade do município em colaborar para a solução de eventuais necessidades que possam surgir.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, lembrando o papel de autarca que já exerceu na freguesia de Frende, apelou ao alargamento dos períodos de funcionamento dos Centros de Relação Comunitária através da “criação de uma rede entre os equipamentos”, no sentido de que seja possível ampliar a resposta social.
A cerimónia de inauguração, com celebração religiosa pelo pároco local, Jorge Coutinho, contou ainda com as presenças de vereadores do executivo municipal; outros autarcas; elementos da GNR; técnicos e colaboradores do município; dirigentes associativos; representantes de instituições do concelho e população local.