Desde a celebração do protocolo de geminação entre o município de Baião e a localidade francesa de Cormeilles-en-Parisis, situada a 17 km de Paris, em 2018, têm sido várias as partilhas de experiências, com as presenças de responsáveis autárquicos, coletividades e representantes de diversas entidades, em eventos e iniciativas quer de um lado, quer de outro.
“Muito mais que a formal celebração de um protocolo de geminação, tem sido uma experiência muito enriquecedora pelos laços que se reforçam, e pelo contato e aprendizagem mútua que proporciona. As questões da emigração, da integração, da tolerância, da partilha e da troca de experiências são aspetos candentes da nossa vivência conjunta neste mundo global, e muito valorizadas nesta parceria”, referiu o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira.
O autarca sublinhou ainda que “conhecendo experiências positivas, permite-nos avaliar a possibilidade de serem replicadas nos nossos territórios, desde que representem mais-valias para as respetivas populações”, apontou.
Exemplo recente desse intercâmbio entre as duas realidades foi a “Cérémonie des Voeux” (Cerimónia dos Votos), que se realizou no dia 21 de janeiro, em Cormeilles-en-Parisis, que contou com a presença do presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, a convite do presidente da Câmara local, Yannick Boëdec. Um dos eventos mais importantes do ano, onde o executivo local apresentou à população o balanço de 2023, anunciando os planos para o futuro e expressando, formalmente, os votos de feliz Ano Novo para toda a comunidade.
Nestes 4 anos de geminação, têm-se multiplicado as ações de aproximação, de amizade e de intercâmbio entre as duas localidades, nomeadamente através do encontro entre autarcas, jovens, seniores – recentemente a Universidade Sénior de Baião visitou Cormeilles-en-Parisis -, instituições, coletividades e grupos culturais.
Em Baião, esta relação de amizade é evocada num monumento escultórico em aço, instalado no jardim do Palácio de Justiça, frente aos Paços do Concelho, na vila de Baião, onde se faz referência aos “municípios irmãos” e aos 1529 km de distância entre as localidades. Também em Cormeilles-en-Parisis, junto aos Paços do Concelho, uma placa apresenta a mesma referência.