A vila de Baião viveu o maior desfile concelhio de Carnaval de sempre, no dia 18 de fevereiro. Com organização da Câmara Municipal, cerca de três dezenas de grupos provenientes de todo o concelho, desfilaram diante de uma multidão entusiasta, que quis viver a tradição, numa tarde em que o sol se juntou à festa.
Pelas ruas da vila, foliões de todas as idades, foram os protagonistas de um espetáculo de liberdade, fantasia, alegria, criatividade e irreverência, onde não faltaram os corajosos heróis; fadas encantadoras; monstros de arrepiar; e outras criaturas fantásticas, num misto de realidade e imaginação.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, expressou a sua gratidão pelo envolvimento da comunidade, sublinhando a “genuína demonstração de alegria e a prova de criatividade, talento e boa disposição dos baionenses”. O autarca evidenciou ainda a importância da continuidade da “celebração das tradições, que continuam em crescendo, e que refletem o espírito e a diversidade da nossa agenda cultural”, apontou o autarca.
O tradicional desfile de Carnaval terminou junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde o executivo municipal, autarcas de freguesia, dirigentes associativos, representantes de outras instituições concelhias e colaboradores da autarquia, demonstraram o seu apreço pela participação de todos, juntando-se à festa e aplaudindo a criatividade e a imaginação dos grupos.
Após a entrega de lembranças e de um diploma de participação, por parte da Câmara Municipal, o grupo “Tony’s Band” deu continuidade à sua atuação, prolongando a animação e a celebração carnavalesca.
Com o contributo de todas as Juntas de Freguesia do concelho, além de organizações espontâneas e iniciativas individuais, participaram no Desfile Concelhio de Carnaval os grupos: Comissão de Festas Nossa Senhora da Assunção; Centro de Relação Comunitária de Loivos da Ribeira e Tresouras; Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça; Centro de Relação Comunitária de Viariz; Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere; Associação Vale do Zêzere; Grupo de Bombos Via Verde; Banda Marcial de Ancede; Grupo de Bombos da Associação Desportiva de Ancede; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião; Eco Simbioses – Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil; Motoclube Baionense; Os Alegrinhos – Associação Desportiva e Cultural do Ingilde; Rancho Folclórico de Baião; Academia de Dança Liliana Castro; Associação Byonritmos; Lugar de Penaventosa; Lugar de Vilares; Associação de Concertinas do Lameirão; Lugar do Outeiro (Quinta do Veneno); Associação Cultural e Recreativa do Gôve; Comissão de Festas em Honra de Santa Maria de Frende; e Associação de Desenvolvimento do Grilo – ADEGRIL.