A primeira visita ocorreu à obra de ligação de Valbom a Esmoriz, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro. Na companhia de técnicos municipais e do autarca local Daniel Guedes, Paulo Pereira pôde observar a evolução de construção da nova ponte que vai unir os dois lugares. Daniel Guedes referiu que existem registos de que a obra era reivindicada pelos ancedenses há pelo menos 40 anos.
Trata-se de uma estrutura em betão armado com três vãos (dois deles com sete metros e outro com doze metros). Neste momento estão já construídas as fundações e pilares da obra, que terá uma faixa de rodagem com 6,30 metros de largura e possuirá passeios com 1,25 metros de largura.
Esta obra vai melhorar a mobilidade e aproximar aqueles dois lugares de Ancede. A construção da ponte representa um investimento de 154 mil euros. Antes, do lado de Esmoriz, tinham já sido feitos movimentos de terras e escavações para o alargamento e tinham sido executados muros e vedações. Prevê-se que a obra esteja concluída no mês de junho.
PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO À SENHORA DA LAPINHA DEVERÁ ARRANCAR ENTRE ABRIL E MAIO
A visita seguinte foi à União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, onde a Câmara Municipal de Baião irá executar a obra de pavimentação do acesso à capela da Senhora da Lapinha. Aqui Paulo Pereira teve a oportunidade de dialogar com o elemento do executivo da União de Freguesias, António José Fonseca.
Esta obra está em fase de análise de propostas, tendo sido lançada por um valor base inicial de 45 mil e 944 euros. Estima-se que o arranque da obra no terreno possa acontecer entre final de abril e princípio de maio. Esta empreitada consistirá na pavimentação, com cubos de granito, do caminho de acesso à capela numa extensão de 3000 metros quadrados. A obra terá a duração de 90 dias.