Baião acolhe ação de voluntariado

Até ao dia 10 de fevereiro, Baião será a casa de acolhimento para este grupo de jovens, que escolheram o município por ser um concelho com várias valências, nomeadamente de cariz social, possibilitando assim um contributo real e uma partilha afetiva dos missionários para com a comunidade baionense.

Durante os próximos dias estes estudantes irão realizar voluntariado social em todas as IPSS’s do concelho, trabalhos em centros de dia, momentos de convívio com a comunidade: refeições partilhadas, danças tradicionais, entre outros, visitas domiciliares a idosos e pessoas doentes, participação ativa na Eucaristia Dominical.

O autarca baionense, José Pinho Silva, desejou uma boa estadia no concelho de Baião e enalteceu o trabalho, o esforço e a vontade de ajudar os outros demonstrada pelos voluntários.

Este projeto enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Social “Mais Baião para Todos 2014-2020”, aprovado em sede de Rede Social de Baião, através do reforço das «abordagens locais integradas de apoio ao desenvolvimento social, assente em parcerias locais» e da consolidação do «voluntariado como atividade inerente ao exercício de uma cidadania ativa e solidária», enquanto objetivos específicos daquele instrumento de planeamento social, referiu o vice-presidente.

Esta ação terminará no dia 10 de fevereiro, com a apresentação da peça de teatro “A Paz esteja em tua casa”, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Baião.

A Missão País foi criada por universitários e conta já com vários anos de existência. Várias faculdades de Portugal estão envolvidas neste projeto de voluntariado e, todos os anos, cada grupo de jovens missionários escolhe localidades do interior do país com o objetivo de prestar o apoio social necessário e adaptado às circunstâncias de cada localidade, junto das instituições aí existentes.