Este livro de José Luís Carneiro é um ensaio que aborda o modelo de governação multinível como concretização do princípio da subsidiariedade, adotado desde que os poderes locais e regionais europeus passaram a ter voz na Europa nos fins dos anos 80 e inícios dos anos 90. A publicação centra-se, em concreto, na experiência do “Douro Verde”.
“A par com os Grupos de Ação Local que nos territórios locais concretizam os valores da proximidade e da participação, os modelos de governação multinível enriquecem o conteúdo democrático e podem ajudar a restabelecer uma nova relação de confiança entre os cidadãos e as instituições locais, regionais, nacionais e europeias”, referiu José Luís Carneiro.
“Esta obra é um contributo que eu quero deixar para a sociedade, para as comunidades locais, é um contributo para a melhoria da cidadania” salientou o Secretário de Estado das Comunidades.
Na apresentação da obra estiveram presentes o editor da Caleidoscópio, Jorge Ferreira, o professor universitário, Cândido Agra, que referiu que o autor do livro para além de ser um homem de força, de coragem e de paz é um homem que conjuga o dom do sábio e do politico. Intervieram, ainda, a professora Ivone Abreu, o médico Teixeira de Sousa, bem como o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que referiu que “este Ensaio, no contexto da governação multinível, enaltece a importância das parcerias, da cooperação, da subsidiariedade, da interdependência e da eficiência; realçando, ao mesmo tempo, o importante papel que os Grupos de Ação Local têm no desenvolvimento e coesão do território”.
A apresentação da obra teve lugar no Restaurante Pensão Borges.