Às 9h30 da manhã já um autocarro com 50 turistas parava em frente à tenda da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião. Vieram de Santa Maria da Feira e incluíram o certame baionense no roteiro pelo Douro “porque todos falam muito bem da feira”. Depois de uma visita demorada, e já à saída, presentearam as dezenas de produtores com uma canção típica de Paços de Brandão e confirmaram que era verdade “o que todos dizem”. A feira é, de facto, “muito bem organizada e os produtos, além de variados, são saborosos”.
Por entre rádios em direto, televisões ou jornais, destacaram-se ao fim da manhã, e durante o almoço, o grupo baionense Arribamonte que, ao som das gaitas de foles, animou a tenda e sacou sorrisos ao cantar a típica desgarrada.
Uma dezena de confrades da Confraria da Chouriça vindos propositadamente de Avanca, apreciava o grupo enquanto saboreava o Cozido à Portuguesa. “Nota 10” foi o que deram a este prato tradicional farto de carnes produzidas no concelho e reconhecidas pelo seu sabor e qualidade ímpares.
O mesmo confirmou o moto clube Roda no Ar que, vindos do Porto, também de propósito, quiseram optar pelo arroz malandrinho com moira e grelos e, assim que provaram, os elogios não tardaram. “Delicioso”, foi o que mais se ouviu.
Ao jantar a tenda lotou e, com os 550 lugares esgotados em simultâneo, ouvia-se o grupo de Concertinas do Lameirão a “distrair” os apreciadores de música tradicional.
Lá fora, ventava e chovia mas, na tenda, entravam cada vez mais visitantes. Aproxima-se a atuação dos artistas mais aguardados do certame, 2 dos melhores humoristas nacionais, Miguel 7 Estacas e João Seabra, que deixaram o público em apoteose quando chamaram ao palco um simpático e bem-disposto visitante da feira.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, que marcou presença, também, neste segundo dia de certame, mostrou-se muito satisfeito por ver, “apesar das condições meteorológicas, a casa cheia” e o público em geral, nomeadamente os turistas, “muito satisfeitos”. “É uma alegria muito grande receber todos aqueles que nos visitam, mas constatar que, ano após ano, ainda conseguimos estar à altura das elevadas expectativas que traz quem nos vem visitar pela primeira vez, tem um sabor especial”.
Para hoje, último dia em que decorre a feira, a animação volta a estar garantida. Atuam às 11h30 da manhã o grupo Zukra e à hora de almoço as concertinas Joaquim Nogueira animam os visitantes. A festa prossegue tarde fora ao som de bom folclore baionense. Sobem ao palco os Ranchos de Valadares, Santa Cruz do Douro, Baião, Gestaçô, Frende e Ancede. A tuna “Amigos de S. Pedro” fecha o painel no final da tarde.
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, também já confirmou presença e vai ser recebido durante o dia pelo executivo municipal que fará de cicerone durante uma visita atenta a todo o espaço da feira.