Dia Internacional da Mulher celebrado com diversas iniciativas

Já vem sendo hábito a autarquia baionense surpreender nas atividades programadas para a semana do 8 de março. O dia assim o impõe. Afinal, é das mulheres que estamos a falar e há que comemorar a data com a mesma importância que o público feminino tem na vida de todos nós.

O ponto alto das comemorações aconteceu a 3 de março, no Pavilhão Multiusos de Baião. Mais de 100 artistas baionenses juntaram-se, sob a direção artística da baionense Liliana Castro, e ofereceram às mulheres de Baião um espetáculo cheio de magia, de talento e de muitas gargalhadas. Mais de 800 pessoas assistiram ao espetáculo e não arredaram pé até ao último minuto.

O evento, que já vai na sua 5ª edição, envolve toda a comunidade. Desde cabeleireiros, a maquilhadores, passando por fotógrafos, costureiros, artesãos, floristas, restaurantes e retrosarias, centros de dia e até os Bombeiros Voluntários. Os vários artistas que pisam o palco são oriundos de todas as freguesias do concelho.

Em palco os artistas presenteiam o público com músicas de homenagem à mulher e muitas mensagens fortes e emotivas relacionadas com a data.  O espetáculo é integralmente produzido pela prata da casa e, por isso mesmo, tem um carater inédito, sobretudo porque também envolve dezenas de talentos de todas as idades.

José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, responsável pelo pelouro da Ação Social, organizador das celebrações, mostrou-se muito “emocionado por ver o empenho e dedicação que os artistas colocam neste projeto em particular. Todos se envolvem para que se ofereça ao público um espetáculo de qualidade, e este desafio da autarquia aos artistas baionenses, ano após ano, tem sido uma aposta ganha”.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião partilha da mesma opinião e, em palco, enalteceu a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher e mostrou-se “orgulhoso por ver, de novo, um espetáculo de tão grande calibre, organização e qualidade com o selo Made in Baião.

Mas nem só de música se assinalou a efeméride: os alunos dos 3 agrupamentos escolares do concelho também foram chamados a participar e corresponderem em força ao desafio. A ideia era que cada um escrevesse um texto em que falasse das mulheres da sua vida, da importância da figura feminina na vida de todos nós e do Dia Internacional da Mulher em particular. Os melhores textos vão ser publicados em livro e o empenho dos alunos foi notório. Chegaram à autarquia dezenas de escritos vindos de estudantes de todas as idades e com perspetivas e enquadramentos diferentes, mas muito interessantes, sobre o tema.

José Pinho Silva, destaca a importância de levar os mais novos “a refletir sobre estas questões” e refere que a celebração desta data contribui para a “consciencialização pública acerca da desigualdade económica e social persistente entre géneros, que é urgente eliminar por via da aposta na educação, na cultura e na igualdade de oportunidades”.

E foi, precisamente, com esta linha de pensamento que José Pinho Silva partiu para a rua, no dia 8 de março, logo pela manhã, e, acompanhado pelo grupo de bombos da Escola de Eiriz e de outros alunos dos 3 agrupamentos escolares concelhios, ajudou a entregar mais de 400 flores a todas as mulheres que se cruzaram com a arruada. O momento, muito colorido e bem-disposto, agradou ao público feminino e os elogios à iniciativa não se fizeram esperar.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher 2018 vão culminar daqui a algumas semanas com a apresentação do livro alusivo ao dia e onde vai ser possível ler os emotivos textos escritos pelos alunos de todo o concelho.