As Geminações são um instrumento indispensável para facilitar a aproximação entre os povos e cidadãos de diferentes países.
Estabelecer alianças entre municípios de países distintos reforça o crescimento das relações internacionais, possibilita o conhecimento das vivências e fomenta o intercâmbio de ideias, experiências e soluções.
É com este intuito que o Município de Baião tem estado em contacto com representantes da cidade francesa de Cormeilles-en-Parisis, uma pequena cidade francesa situada a cerca de 17km de Paris, tem entre 1.700 a 1.800 famílias com nomes lusófonos em cerca de 23 mil habitantes, tendo em vista explorar as potencialidades de uma possível geminação.
Nesse sentido, a vice-presidente e o vereador dos Assuntos Culturais do Município de Cormeilles-en-Parisis estiveram em Baião, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, tendo o momento sido aproveitado pelos autarcas franceses para conhecerem as potencialidades do concelho de Baião, designadamente o património ambiental, histórico e cultural, a gastronomia e o sector vinícola.
É neste contexto que se conciliam os interesses do Município de Baião e da Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, que tem em curso o projetoLow Density High Quality,apoiado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas do Norte 2020 e que tem como objetivo a criação e consolidação de novas formas de cooperação territorial e institucional, nomeadamente no domínio económico, visando a internacionalização de micro e pequenas empresas localizadas nos municípios de baixa densidade da NUT III do Tâmega e Sousa, contemplando, entre outras, ações de prospeção de novos mercados, sob o mote das geminações.
Assim, decorrerá entre os dias 29 de abril e 01 de maio, uma visita a Cormeilles-en-Parisis, sendo a comitiva liderada pelo presidente da autarquia, Paulo Pereira.