Município de Baião celebrou o Dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros que este ano elegeu o tema para a celebração: “Saúde é um Direito Humano”.

A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (a 12 de maio), que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna. Por esse motivo a equipa de enfermagem do Centro Hospital do Tâmega e Sousa constituiu uma Comissão Organizadora, para comemorar a efeméride.

Em parceria com esta equipa de trabalho, a Câmara Municipal de Baião organizou uma atividade na última quinta-feira, 10 de maio, que decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas Vale de Ovil onde mais de 60 alunos, do 3º ciclo, puderam assistir a uma ação de sensibilização sobre suporte básico de vida (SBV) e que contou com a presença de José Pinho Silva, vice-presidente da autarquia.

As explicações relativas ao SBV foram passadas aos alunos por uma equipa de enfermagem do Hospital Padre Américo de Penafiel.

A ação, que teve a duração de duas horas, dividiu-se em duas partes: uma teórica, onde foram ministrados conteúdos básicos de primeiros socorros que também incluiu o SBV, e uma parte prática, onde os participantes puderam experimentar e aplicar, em bonecos modelo para o efeito, o SBV de forma individual. Foram colocadas, aos enfermeiros, diversas questões, o que permitiu também a desmistificação de ideias preconcebidas relativamente a esta temática.

José Pinho Silva abriu a sessão e dirigiu-se aos alunos lembrando que “as crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permitem saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas também como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e restante comunidade”.

A iniciativa permitiu aos alunos a aquisição de competências que os ajudarão a ter uma intervenção mais rápida e eficaz em caso de socorro.