A cerimónia de inauguração decorreu nas imediações do polidesportivo e foi presidida por Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhado pelos vereadores José Lima, Henrique Ribeiro e Miguel Dinis Correia. Da parte da Junta de freguesia, estiveram presentes António Bento e Fernando Miranda, entre outros elementos. Eduardo Ferreira representou a Associação da Casa do Povo de Gestaçô.
“O pontapé de saída” decorreu às 18h30, perante o olhar atento de uma centena de Gestaçoenses, com António Bento a cumprimentar a população e, visivelmente emocionado, a reconhecer a importância do momento: “Gestaçô merece esta obra, há muito desejada, que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida de todos os que habitam na freguesia”, referiu. O presidente da junta aproveitou, também, para convidar a população para a “primeira partida oficial de futebol” a marcar-se oportunamente e “o mais breve possível”. O presidente da Câmara Municipal de Baião foi um dos presentes que se comprometeu a integrar a equipa e o momento foi vivido com muito boa disposição e confraternização.
O novo polidesportivo, com 40 metros de comprimento e 20 de largura, é revestido com relva sintética, está preparado para a prática de diversas modalidades, e corresponde a uma das prioridades indicada pela Junta à Câmara, ainda em 2017. De salientar que, em cada ano, cada Junta de Freguesia, através do seu presidente, indica à Câmara, as obras que entende como prioritárias.
Antes de descerrar a placa inaugural, Paulo Pereira deu conta aos habitantes de que se faria, ali, também, o lançamento da primeira pedra dos balneários de apoio ao polidesportivo, reconhecendo que “só quando esta última infraestrutura estiver concluída é que o campo vai poder ser usado na sua plenitude, no entanto, não fazia sentido tê-lo parado à espera da conclusão da obra”.
O edil baionense deixou, ainda, uma palavra de muito apreço pelo trabalho que António Bento tem na freguesia “honrando com muita seriedade todo os seus compromissos e colocando muito empenho em todas as suas decisões e projetos”.
Paulo Pereira rematou evidenciando “o relevo destas obras para as comunidades locais. São investimentos de proximidade que garantem melhor coesão social e territorial” e apelou à utilização do polidesportivo por parte da população local evidenciando as “vantagens da prática do desporto”. Este espaço é para “todos vós”.
No fim da cerimónia houve lugar para um jogo de futebol inaugural por parte dos habitantes de Gestaçô, que foi muito aplaudido por todos, e que juntou em campo alguns apaixonados pelo futebol, em particular, e pelo desporto, em geral, num encontro de gerações que orgulhou todos os presentes. Seguidamente, houve ainda um “verde de honra”, servido nas instalações da Junta de Freguesia.