Atividades na Biblioteca e Museu Municipais conquistaram dezenas de crianças em julho

Durante o mês de julho, a Biblioteca e o Museu Municipais de Baião receberam a visita de dezenas de crianças dos jardins de infância dos Agrupamentos do Sudeste de Baião e de Vale de Ovil.

A Biblioteca Municipal realizou sessões de promoção do livro e da leitura, constituídas por três momentos: um momento de leitura, em que o livro foi o protagonista, a visualização de um filme de animação e um momento criativo em que os participantes elaboraram um desenho da estória que ouviram. Em todas as sessões, as crianças foram incentivadas a ver no livro um amigo, sendo sensibilizadas para a importância da leitura e informadas sobre os serviços que a biblioteca disponibiliza gratuitamente e que estão ao acesso de todos.

Mas nem só de livros se faz a cultura e as crianças tiveram também a oportunidade de participar nas atividades desenvolvidas pelo Museu Municipal tendo oportunidade de experimentar o moinho manual pré-histórico, utilizar o arco e flecha e ainda moldar pequenos vasos de barro.

O museu municipal recebeu ainda um grupo de crianças da escola “Movimentos e Variações”, que contactaram com uma parte do trabalho de bastidores do museu, como é o caso da inventariação das coleções. A cada um deles foi distribuído um objeto e uma ficha de inventário, sendo-lhes pedido que fizessem a identificação e a descrição funcional do objeto, assim com das suas principais medidas. Na sala da exposição permanente, cada um deles selecionou dento do universo dos objetos expostos, aquele que mais lhes suscitava curiosidade para que fosse explicitado pela técnica a todos os elementos do grupo.

As crianças da OBER do Jardim de Ancede visitaram o mosteiro de Ancede, onde fizeram jogos de descoberta para encontrarem objetos que indicavam a função (cereais e outros produtos para os celeiros, pipas e o funil para a Adega), jogos lúdicos como o do jogo do pau no lagar ou mimica como o transporte do cesto vindimo com a trouxa.

Anabela Cardoso, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Baião, lembra a “importância destes momentos de divertimento e, ao mesmo tempo, de aprendizagem, que enriquecem as crianças nas férias escolares e as colocam em contacto com a história, a leitura e com as tradições. É nossa intenção continuar a dinamizar atividades do género, usando os nossos recursos e os nossos espaços. Todas as crianças deveriam passar algum tempo na biblioteca e no museu”, remata.