Paulo Pereira e José Pinho Silva, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, foram recebidos, esta quarta feira, 1 de agosto, em Lisboa, por José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O encontro serviu para analisar diversas questões relacionadas com a realidade social concelhia. Preocupados com os constrangimentos e desafios com que se deparam as instituições de solidariedade social de Baião, bem como as suas expectativas para o futuro, Paulo Pereira e José Pinho Silva tiveram oportunidade de entregar a Vieira da Silva um memorando com questões determinantes relacionadas com esta matéria.
Dentro do plano de trabalhos constava, ainda, assuntos relacionados com o enquadramento formal dos Centros de Relação Comunitária enquanto polos de animação, geradores de dinâmicas locais, que se querem capazes de promover a inovação social, o envelhecimento ativo, a coesão social e a participação social e cívica dos cidadãos e das suas famílias; a possibilidade/necessidade de uma diferenciação positiva nos acordos de cooperação em função das diferentes realidades nacionais; assim como as perspetivas futuras em termos de descentralização de competências do Estado Central para as Autarquias; as perspetivas futuras em termos de enquadramento laboral das Amas; e as perspetivas futuras de instrumentos de intervenção e acompanhamento social como os Gabinetes de Inserção Profissional, os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social ou os Contratos Locais de Desenvolvimento Social.
O ministro, bom conhecedor da realidade baionense, que esteve acompanhado, nesta reunião, por Laurentino Regado, do seu gabinete, mostrou-se sensível às considerações e argumentos dos autarcas de Baião, mostrando disponibilidade para ajudar a mitigar alguns dos problemas apresentados, bem como discorreu sobre algumas perspetivas de futuro em matéria social.
Paulo Pereira relevou, à margem deste encontro, aquele que tem sido o empenhamento deste governante para ajudar a resolver alguns dos problemas do concelho de Baião, das suas instituições e população: “Vieira da Silva é um ministro profundamente conhecedor, atento, disponível, acessível e afável. Capaz de ouvir os autarcas, as instituições e as populações. Que se empenha na resolução dos problemas. Como todos os políticos deveriam ser”.
Paulo Pereira e José Pinho Silva saíram satisfeitos deste encontro.