“Proporcionar uma melhor qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e das suas famílias que, por variadas razões, se encontram em situação de vulnerabilidade, é uma prioridade de atuação da Câmara Municipal de Baião”, referiu o vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, aquando de uma visita, realizada, no dia 11 de outubro, a algumas famílias apoiadas pelo Gabinete de Apoio à Família (GAF), através do programa “Via Verde Família”.
Na deslocação efetuada ao domicílio de cinco agregados familiares do concelho de Baião, José Pinho Silva, procedeu à assinatura de acordos de cedência de produtos de apoio médico, sob o regime de empréstimo, designadamente de cadeiras de rodas e de camas articuladas.
Nestes contactos, o autarca salientou que “este Centro de Recursos de Apoio à Família (CRAF) se impôs como uma prioridade estratégica e complementar de atuação do Município de Baião no apoio ao papel insubstituível dos cuidadores familiares informais, disponibilizando-lhes recursos que facilitem a sua exigente missão e proporcionem melhor bem-estar físico e social àqueles que necessitam destes cuidados”.
Programa Via Verde Família”
O “Via Verde Família” é um programa de apoio a cidadãos baseado no respeito pelos princípios de subsidiariedade, articulação e integração próprios da Rede Social, evitando a sobreposição de ações e recursos. Assim, as sinalizações das situações sociais e o encaminhamento de pedidos de produtos de Apoio Médico por parte, das próprias famílias e dos serviços de atendimento e acompanhamento social do concelho, são analisadas e na ausência de produtos disponíveis nas entidades sociais com valência nestas matérias, a autarquia, complementarmente, satisfaz situações pendentes, mediante a celebração de um Acordo de Cedência. Estes acordos são monitorizados semestralmente pelo Gabinete de Apoio à Família e renovados por períodos de um ano, em caso de manutenção das necessidades.
Este Centro de Recursos de Apoio à Família, na modalidade de Produtos de Apoio Médico, conta com 5 camas articuladas e com 11 cadeiras de rodas de comando manual, sendo que, desde a sua implementação, já apoiou um total de 21 agregados familiares.