As comemorações do Dia Verde do Município estão repletas de atividades e vão decorrer entre os dias 3 e 7 de dezembro.
A autarquia baionense vai reflorestar com espécies autóctones diversos locais do concelho e distribuir, gratuitamente, milhares de árvores à população. Para isso conta com a ajuda dos alunos baionenses, ação integrada no Projeto Educativo Concelhio (Eixo 4 – Património Ambiental – Um recurso de Futuro) que serão acompanhados pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, dando continuidade à atividade da “apanha da bolota”.
A iniciativa insere-se no Dia da Floresta Autóctone, que se assinalou no dia 23 de novembro. Em primeiro lugar, o Município de Baião vai oferecer e plantar 500 árvores, no total, a três munícipes que as queiram receber no seu terreno, que deve estar devidamente preparado para plantação.
Ao mesmo tempo, a autarquia tem disponível para oferta à população baionense quatro mil árvores. Entre os dias 3 e 7 de dezembro os munícipes interessados em aderir a esta atividade podem levar até 50 árvores de espécies como o Castanheiro, o Sobreiro e o Carvalho alvarinho para casa. Para tal, basta dirigirem-se aos armazéns da Câmara Municipal de Baião e Quinta do Convento de Ancede, das 08h30 às 13h30, ou aos Serviços Municipais Descentralizados de Santa Marinha do Zêzere, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Instituições, entidades, associações e/ou juntas de freguesia também estão contempladas. O procedimento é o mesmo dos cidadãos particulares.
Com esta atividade a Câmara Municipal pretende reforçar a cor verde de Baião que detém, neste momento, a maior mancha percentual de todo o distrito do Porto, fortalecendo e acentuando a vida natural que se vive no concelho.
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados deverão contactar o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Baião, presencialmente, ou através dos telefones 939 994 094/939 998 039 ou do e-mail gtf@cm-baiao.pt