Um grupo de 29 jovens franceses, residentes em Cormeilles-en-Parisis, uma pequena cidade francesa situada a cerca de 17km de Paris, que tem entre 1.700 a 1.800 famílias com nomes lusófonos em cerca de 23 mil habitantes, com a qual o município de Baião desenvolveu estabeleceu, em 2018, um acordo de geminação, esteve a visitar o concelho de Baião.
Esta visita vem concretizar um dos objetivos da geminação entre os municípios, nomeadamente o intercâmbio entre os jovens de ambas as regiões, de modo a proporcionar uma saudável e enriquecedora partilha de realidades e experiências.
Os jovens acompanhados por conselheiros municipais, técnicos e pelo vereador da educação e juventude, Mahmoud Kecheroud, do município francês foram recebidos pelo executivo baionense no dia 30 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Baião esta visita abre o caminho para “aprofundar os laços de fraternidade entre as nossas povoações”.
Alojados na Casa da Juventude e Desporto de Chavães, o grupo de adolescentes teve a oportunidade de realizar visitas ao património histórico baionense e à cidade do Porto. Houve ainda espaço para algumas atividades desportivas e o contato com desportistas locais, ao realizaram um jogo de futsal com a equipa da A.C.R. de Santa Cruz do Douro, no último dia da sua estadia em Baião, visitaram a Pala onde puderam usufruir da modalidade de canoagem, proporcionada pelo Clube Náutico de Ribadouro.