Programa de Educação Parental foi recebido no Agrupamento de Escolas de Eiriz

Aconteceu no Agrupamento de Escolas de Eiriz, em Ancede, às dezanove horas e trinta minutos do dia doze de junho, o terceiro momento do “Programa de Educação Parental”. O programa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Baião, em parceria com a Associação de Pais, desenvolvido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), inscreve-se na ação “À Conversa com Pais” do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (CIM-TS).

Promover a participação dos pais e encarregados de educação na ação educativa é a máxima que preside a este programa. Nesta sessão, o foco foi a Escola, a Educação e a Responsabilidade, associado ao tema “Alunos. Pais. Escola. Novas Perspetivas Educacionais”. No público, alunos, pais, mães, avós e outros membros da comunidade – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Presidente do Conselho Geral, Diretor do Agrupamento, Técnicos Sociais do PIICIE da CIM-TS, ativam a participação, o diálogo e a problematização das questões dos direitos e deveres dos pais na escola à luz da escola no tempo presente.

Num ambiente de diálogo aberto sobre a perceção de escola passada e presente, mães e pais são desafiadas/os a dar testemunho das suas vivências enquanto alunas/alunos que foram e mães/pais que são com filhos na escola.

O papel dos pais nos percursos de vida escolar dos seus filhos são essenciais mas nada simples. Os constrangimentos são diversos e de natureza complexa.  E apesar da existência dos normativos legais sobre os direitos e os deveres da participação dos pais na escola, fica a dúvida “se a escola está efetivamente preparada para o envolvimento dos pais na vida da escola” e o desafio para repensar estratégias de motivação e cooperação ativa dos pais e encarregados de educação na vida das escolas.

O Programa de Educação Parental continua em setembro; até lá procurem mais oportunidades para crescer.