No passado dia 31 de Maio, teve lugar o primeiro momento do Programa de Educação Parental (PEP), organizado pela Câmara de Baião na Escola Secundária de Ovil, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Vale de Ovil (APAVO). Esta iniciativa desenvolve-se no quadro do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE –TS) e assenta numa lógica de reflexão para a ação, com vista a envolver a família, a ativar e melhorar a relação/articulação entre a Família-Escola-Comunidade. A finalidade é promover momentos de debate, de reflexão e de capacitação parental.
‘Alguém me ouve?’ foi o mote para esta primeira conversa que deu voz a quatro jovens do concelho, Sofia Pereira; Joana Serdoura; Ricardo Monteiro e Guilherme Guedes, ex-estudantes da E.S. de Ovil e que deram testemunho do seu percurso escolar, da forma como a Escola – através dos professores e dos funcionários – lhes proporcionou determinadas aprendizagens e oportunidades e sobre o papel dos pais e das famílias no acompanhamento da vida escolar. O serão teve a participação de pais e outros interessados nesta intervenção comunitária, dando lugar ao diálogo entre todos os presentes.
Cada um dos jovens salientou aspetos relevantes da vida escola, como a (boa) relação com os professores e a relevância destes agirem para com os alunos de forma a dar-lhes dignidade de pessoas. Também destacaram o papel da gestão das expectativas e o respeito pelos sonhos das crianças e jovens; para isso muito contribui, conforme referiram, a divulgação de informação junto dos pais, nomeadamente no que diz respeito às actividades e à participação nos órgãos de representação.
O ciclo Conversas de Pais continua no próximo 12 de junho, desta para escutar os jovens dos Agrupamentos Sudoeste de Baião (18H) e de Eiriz (19H).
Dada a importância de tornar a escola um território cada vez mais participado por pais, encarregados de educação, professores e outros membros da comunidade educativa, as Conversas continuarão para que os jovens de Baião encontrem sempre mais oportunidades para crescer.