Baião acolhe alunos vindos de Espanha, Itália e Roménia no âmbito do programa Erasmus

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, recebeu no dia 1 de outubro uma comitiva composta por alunos e professores provenientes de Espanha, Itália, Roménia e de Portugal.

A visita decorre no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e o programa Erasmus +, entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro.

Na totalidade a comitiva estrangeira é composta por 21 professores e 20 alunos e encontram-se alojados em 10 famílias baionenses, que se ofereceram para os acolher, proporcionando momentos de descontração e aprendizagem de hábitos e costumes.

Os alunos envolvidos neste projeto encontram-se a trabalhar num projeto comum, cujo tema principal é o Mar.

Paulo Pereira, após dar as boas vindas aos presentes, falou sobre a riqueza natural do Concelho de Baião e realçou a importância destes intercâmbios na troca de experiências, de saberes e de cultura.

O autarca incentivou os jovens a darem o máximo empenho nos estudos, “de modo a poderem vir a ser bons profissionais, capazes de fazer o melhor pelas suas comunidades”, referiu.

Paulo Pereira enalteceu ainda a “importância da escola na transmissão de valores de cidadania e de humanismo, numa altura em que o mundo tanto precisa”.

Depois de dar as boas vindas aos parceiros, o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto, realçou a importância que a Escola tem dado a este tipo de projetos de âmbito internacional, tornando-se uma escola aberta ao mundo global e plural.

Para o diretor da escola, estas iniciativas contribuem  “para a formação de jovens responsáveis, autónomos, solidários, sabendo respeitar os outros, por mais diferentes que estes sejam”, referiu.

No final da receção houve trocas de lembranças entre o Município de Baião e o grupo do Erasmus.