No âmbito das Comemorações da “Semana da Formação Financeira 2019”, a Câmara Municipal de Baião promoveu nos dias 23 e 24 de outubro, uma ação de sensibilização e informação junto dos utentes Seniores dos Centros de Relação Comunitária de Viariz e de Tesouras, intitulada “Poupe-se e Aprenda a Poupar: DICAS”, cujo objetivo principal consistiu em “Fornecer dicas para uma melhor gestão do orçamento familiar, prevenção e formas de resolução de eventuais incumprimentos .
A iniciativa foi pensada e promovida pelos colaboradores do Serviço dos Assuntos Sociais e do Centro de Informação e Apoio ao Consumidor do município, com o apoio da Junta de Freguesia de Viariz e da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras.
José Pinho Silva, vereador do pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião, juntou-se às sessões acompanhado por elementos do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros do Banco de Portugal, Helena Marques, Manuela Barreto e Ana Azevedo, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Natália Gravato.
Pinho Silva esclareceu que “atendendo à população Sénior em causa, à sua experiência de vida e sabedoria nestas temáticas da Poupança, o objetivo não foi ensinar a gerir melhor o orçamento familiar, mas sim informar dos vários direitos sociais a que poderão aceder e que lhes permitirão poupar em algumas despesas”. A título de exemplo, foram abordados nas sessões assuntos como a prestação do Complemento Solidário para Idosos, do Atestado Médico de Incapacidade Multiuso, da Tarifa Social de água e de Eletricidade, da prevenção de Incumprimentos e Fraudes nas principais despesas familiares e das Contas de Serviços Mínimos Bancários.
No final das Sessões, os utentes seniores presentes ficaram também a saber que o pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião possui um conjunto de recursos de apoio que se podem traduzir também em grandes auxílios para melhor ajudar a equilibrar o orçamento familiar, em caso de necessidades especificas, como sejam a Loja Social, Programa Fundo Social de Baião, a Linha Amiga e o Programa Via verde Família. Da mesma forma o Centro de Informação e Apoio ao Consumidor do município do município tem as portas abertas para auxiliar os cidadãos na resolução de conflitos de consumo.
As sessões prenderam a atenção dos utentes, que foram muito participativos, resultando mesmo em agendamentos de atendimentos “personalizados” uma vez que se detetou que alguns elementos pretendiam requerer alguns dos direitos sociais falados, que até então desconheciam, o que, de acordo com Pinho Silva, “reforçou a importância da iniciativa”.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira “Todos Contam”, resultante de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Trata-se de um projeto pioneiro que vem implementar e dinamizar o referido Plano no Território do Tâmega e Sousa, do qual Baião faz parte. Tem como objetivo reforçar o papel das Autarquias na formação financeira dos munícipes, contribuindo, assim, para elevar os conhecimentos financeiros das suas populações, melhorar os seus comportamentos e promover a adoção de atitudes financeiras adequadas.