Foi uma noite que ficará para a memória, aquela em que a 29 de fevereiro os baionenses assistiram à estreia do grupo “Bai´o Teatro”, constituído por atores baionenses.
Tratou-se de um serão muito animado, com excelentes prestações teatrais e um público a aplaudir com entusiasmo os encenadores e atores que deram corpo às personagens em “As Andanças do Sr. Fortes”.
Escrita em 1980, quando António Mota tinha 22 anos, a obra conta-nos a história do Sr. Fortes, um vendedor de mercadorias finas que troca a cidade pela aldeia do Loivos do Monte. Ali, encontrará amizade sincera e partirá com o amigo Arnaldo e a cabra artista Ricardina para conhecerem o “Mundo” para além das fronteiras de Loivos.
Presente na estreia da peça, António Mota, que fez a narração da mesma, disse estar muito feliz pela apresentação do teatro e felicitou os participantes pela sua excelente prestação. Ofereceu ainda dois livros “As Andanças do Sr. Fortes” autografados, que foram entregues aos jovens espetadores António e Joana.
Também o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, deu os parabéns a todos os envolvidos, evocando a expressão “Depois de fazeres o teu trabalho bem feito, resta-te outra coisa: ficares satisfeito!”. Paulo Pereira destacou ainda a coordenação do grupo de teatro que esteve a cargo da vereadora da Cultura, Anabela Cardoso e referiu tratar-se de um compromisso eleitoral concretizado, não pelo executivo, mas sim pelas pessoas que deram corpo ao grupo de teatro.
Referência ainda para os colaboradores da Serralharia da Câmara Municipal, que conceberam e construíram cenários de belo efeito para a peça.
A peça voltará a ser exibida no concelho, incluindo no Auditório Municipal em data a anunciar.
“As Andanças do Sr. Fortes”
Pelo grupo “Bai´o Teatro”
Encenação – Viajantes no Tempo (Ana Pinto e Rafael Pereira)
Atores – Ana Pinto, Beatriz Costa, Cândida Pereira, Carla Stockler, Carolina Monteiro, Dora Pinto, Helena Azevedo, Inês Monterroso, Inês Pereira, Inês Pinto, João Teixeira, Joaquim Sousa, Laura Monterroso, Leonor Pereira, Mafalda Azevedo, Manuela Castro, Manuel Monteiro, Margarida Mendes, Marta Tavares, Pedro Teixeira, Sara Pereira e Sílvia Borges
Voz-off – António Mota
Cenários – colaboradores da Serralharia da Câmara Municipal de Baião
Vídeo – Marco Neiva
Som e luz – Maia-Som – Audio and Lights
Música original – Paulo Cabral, Bruno Ferreira e Bruno Magoo