Município de Baião apela a atitude responsável da população durante a romaria da Senhora da Guia

Realiza-se este domingo, 2 de agosto, a Romaria de Nossa Senhora da Guia, cuja capela se localiza em plena Serra da Aboboreira.

A par com a componente religiosa, por tradição, os fiéis costumam celebrar em honra de Nossa Senhora da Guia, ocasião que costuma atrair muitos cidadãos em vários momentos de confraternização ao longo do dia.

Devido ao contexto imposto pela pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Baião apela a que todos os cidadãos que pretendam participar nesta festividade sigam as recomendações da Direção Geral de Saúde, a saber:

– Devem assim ser evitados ajuntamentos e aglomerações de pessoas;

– Deve ser mantido distanciamento físico de 1,5 a 2 metros entre as pessoas;

– Deve ser privilegiado o uso de máscara em todos os momentos de contacto interpessoal.

A autarquia mantém contacto próximo com o pároco responsável pelas celebrações, Joaquim Ribeiro, que já garantiu que as cerimónias vão seguir as normas de distanciamento social e de reforço de higienização, decretadas pela Direção Geral de Saúde.

O município está também em contacto com o posto territorial da GNR.

A autarquia relembra que devido à pandemia, a venda ambulante de qualquer tipo de produtos não será permitida.

Mais se informa que, em função das condições meteorológicas e de perigosidade de incêndio rural, se se vier a declarar Situação de Alerta, que pode ser decretada a qualquer momento, é proibida a permanência no espaço florestal.

Uma vez que nos encontramos no período critico de incêndios, deixa de ser possível o uso de fogo, designadamente para confeção de alimentos, assim como a realização de piqueniques e outros convívios no espaço rural.

Devido a todos estes condicionalismos, apela-se aos cidadãos que mantenham atitudes responsáveis e cumpridoras.