O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visita o concelho de Baião a 25 de setembro, numa deslocação que tem como ponto central o projeto de ligação de Baião à Ponte da Ermida.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, irá acompanhar esta visita, que se dá a convite do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
Será realizada uma deslocação à Ponte da Ermida, para conhecer com maior detalhe o traçado previsto no projeto, bem como a importância deste investimento para toda a região. A ligação de Baião à Ponte da Ermida está incluída no Programa Nacional de Infraestruturas 2030.
A visita contempla uma reunião de trabalho nos Paços do Concelho, na qual irão participar autarcas da região bem como representantes doutras instituições.
Neste encontro serão ainda abordados outros investimentos de grande importância, como a eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua; a conclusão da variante à estrada nacional 211, entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata; ou a requalificação da estrada 304-3.
LIGAÇÃO DE BAIÃO À PONTE DA ERMIDA: UMA OBRA ANSIADA HÁ VÁRIAS DÉCADAS
A Ponte da Ermida permite a comunicação entre Baião e Resende, unindo duas margens do rio Douro. Inaugurada em 1998 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, a importância da ponte seria reforçada com a melhoria das ligações viárias a Baião.
A empreitada “Ligação de Baião à Ponte da Ermida” chegou a ser lançada a concurso no dia 31 de julho de 2009, ao fim de 27 projetos concebidos. Essa empreitada, à altura com um valor de cerca de 26 milhões de euros, repartida por duas fases, iria reduzir a duração da viagem, melhorando a segurança na circulação rodoviária. Esse investimento foi anulado em virtude da crise económica e financeira que teve início em 2009.
A ligação de Baião à Ponte da Ermida permitirá uma ligação rápida à A4, aproximando o Baixo Tâmega ao Douro Sul, melhorando o acesso ao hospital de referência desta região, sendo também uma via estratégica para o desenvolvimento económico e turístico destes concelhos.
PROGRAMA
14h50 – Paços do Concelho de Baião – Receção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação e do Secretário de Estado das Infraestruturas
15h00 – Reunião de trabalho
15h50 – Deslocação à Ponte da Ermida, Santa Marinha do Zêzere