Câmara Municipal reforçou apoios monetários às Corporações de Bombeiros

Foi aprovada por unanimidade, a 9 de dezembro, em reunião de Câmara Municipal uma proposta de atribuição de 5 mil euros a cada uma das Corporações de Bombeiros do concelho de Baião.

Esta é a terceira vez que a Câmara Municipal de Baião atribui, este ano, apoios monetários extraordinários às Corporações de Bombeiros, para qualificação de espaços e em virtude da pandemia COVID-19: desde o início do ano foram entregues 25 mil euros a cada uma das corporações.

A Câmara Municipal de Baião atribuiu ainda 45 mil euros de apoios a cada uma das corporações este ano. Estes valores estão inscritos no orçamento camarário para apoio aos Bombeiros Voluntários de Baião e aos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere. Estes apoios regulares visam apoiar o plano de atividades das corporações, garantir o serviço de combate à vespa asiática e suportar o custo das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

Foram ainda entregues 5 mil euros extraordinários a cada uma das corporações pelo combate à vespa asiática.

“A autarquia apoia as corporações de Bombeiros que prestam serviços muito importantes à nossa comunidade e contribuem para a defesa e salvaguarda do nosso concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

“Neste contexto onde se verificou um acréscimo de custos com a aquisição de equipamentos e de materiais e realização de obras urgentes de adaptação dos quarteis, associada a uma diminuição das receitas devido a cancelamento de muitos transportes de doentes não urgentes, estes apoios visam dar um contributo para ajudar a ultrapassar uma fase difícil”, acrescenta Paulo Pereira.

 

ENTREGA DE MATERIAIS DE PROTEÇÃO

Para além destes apoios monetários, foram ainda entregues pela Câmara Municipal às corporações de bombeiros 2470 máscaras de proteção contra a COVID-19 (sociais, cirúrgicas e FFP2). 140 máscaras de combate a fogos florestais que protegem também contra a COVID-19 e 300 máscaras KN95.

Foi entregue a cada corporação um gerador de Ozono, que permite a desinfeção de espaços.

E foram entregues também 300 batas descartáveis, 150 cobre botas, 600 luvas de cano longo, 200 óculos de proteção, 200 fatos descartáveis completos e 250 toucas.

 

BENEFÍCIOS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM PREPARAÇÃO

            A Câmara Municipal de Baião está também a ultimar o Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros, que visa valorizar a função desempenhada pelos bombeiros voluntários e o incentivo ao voluntariado. Este regulamento foi alvo de audiência legal de interessados de onde resultaram contributos importantes que, após análise e seleção, serão incorporados no documento para, seguidamente, ter um período de discussão pública devendo estar concluído no início de 2021.