Desde o dia 11 de novembro que a Câmara Municipal de Baião está a assegurar, todos os dias úteis, o transporte de testes de despistagem à COVID-19 que são realizados no Centro de Saúde de Baião para posterior processamento em laboratório.
Estes testes são realizados a utentes baionenses, mediante indicação das autoridades competentes.
Após a colheita, as amostras realizadas através de testes PCR são transportadas por colaboradores da Câmara Municipal para o Centro de Saúde de Amarante. Os encargos com a realização deste apoio logístico são assumidos pela autarquia.
Os testes PCR são testes de diagnóstico capazes de confirmar a presença do vírus, ou seja, determinam se a pessoa tem doença COVID-19 ou não. O teste é realizado através de uma amostra de produto pelo do nariz ou garganta, com recurso a uma zaragatoa.
COLABORAÇÃO COM AS ENTIDADES DE SAÚDE NO COMBATE À PANDEMIA COVID-19
Este apoio prestado pela Câmara Municipal insere-se na colaboração com as autoridades de saúde no combate à COVID-19.
A autarquia baionense entregou material de proteção médico às unidades de saúde de Baião e adquiriu material de diagnóstico solicitado pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I.
Disponibilizou também veículos e motoristas para a realização de tratamentos de saúde, ao domicílio, durante a fase inicial de confinamento.
A Câmara Municipal disponibilizou dois colaboradores para a realização de inquéritos epidemiológicos relacionados com a COVID-19. Estes receberam formação por parte da Administração Regional de Saúde do Norte e encontram-se em funções.
Contribuiu, ainda, para a montagem logística da Área Dedicada à COVID-19 em Marco de Canaveses (atendia cidadãos de Baião e de Marco de Canaveses) e para a montagem da Área Dedicada para Doenças Respiratórias no Centro de Saúde de Baião.
No seio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a CM Baião contribuiu para a aquisição de ventiladores para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
A Câmara Municipal colaborou igualmente na vertente logística da primeira fase de vacinação contra a COVID-19, transportando equipas que realizaram esta missão a diferentes pontos do concelho onde se localizam estruturas residenciais para idosos (lares).