Vão ser retomadas as Feiras no Concelho de Baião, mas vai existir um reforço da fiscalização do cumprimento das regras e haverá uma redução do número de pessoas que podem estar em simultâneo nos recintos.
A decisão de retoma das feiras foi tomada numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Baião (composição restrita) e dá-se ao abrigo das regras para a nova fase de desconfinamento.
Foi decidido que as feiras irão retomar com reforço de medidas:
– apenas poderão ser atendidas duas pessoas em simultâneo em cada banca de venda;
– haverá mais fiscalização do cumprimento das regras por parte da GNR;
– haverá uma redução de 25% do número de pessoas que podem estar no recinto das feiras;
– serão integralmente respeitados os planos de contingência das feiras, que preveem colocação de pontos de higienização de mãos, uso de máscara e circuitos para a circulação das pessoas que se encontram no recinto;
Estas medidas ficam a dever-se às novas variantes do vírus Sars-COV-2, que possuem um elevado potencial de contágio e colocam um risco sério. O desconfinamento que se está a realizar irá, também, trazer mais riscos de aumento das infeções.
É importante notar ainda que as vacinas existentes não cobrem as variantes do vírus mais recentes, pelo que continuará a ser necessário o cumprimento das medidas preventivas, nomeadamente o uso de máscara mesmo em espaços ao ar livre.
Foi por isso dito que se houver um aumento significativo do número de infeções no concelho nas próximas semanas, a decisão de retomar as feiras poderá ser anulada.
No entanto, foi referido na reunião que é necessário proceder a uma retoma gradual das atividades económicas, para que os diferentes setores possam ir recuperando dos prejuízos económicos e sociais causados pela pandemia.
Participaram nesta reunião o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, os presidentes de Junta de Campelo e Ovil, Filipe Fonseca e de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, Emanuel Fidalgo e Márcio Vil, a Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha e o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro.
Não tendo estado presentes na reunião, o Comandante da GNR e o presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô foram consultados sobre o assunto tendo manifestado a sua opinião favorável sobre a reabertura das feiras.
No concelho realizam-se feiras em Campelo (8 e 23 de cada mês), Gestaçô (5 e 19 de cada mês) e Santa Marinha do Zêzere (11 e 25 de cada mês).