A igreja de Santa Marinha do Zêzere é um dos imóveis classificados no concelho de Baião como Monumento de Interesse Público e será alvo de obras de restauro e conservação, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários, nomeadamente ao eixo do Património Cultural.
Nesse sentido, no dia 18 de maio realizou-se uma visita de trabalho por parte dos técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte, que contou com a presença do presidente da junta de freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, do pároco zezerense, Filipe Azevedo e de técnicos da autarquia, de modo a debaterem aspetos técnicos relativamente às intervenções a realizar.
Estas intervenções visam melhorar as condições de utilização da igreja por parte da comunidade, assim como valorizar o património cultural e artístico e inserem-se na estratégia de atração de visitas ao nosso território, condição importante para a atribuição de apoios para a obra.
TRABALHOS PREVISTOS
A intervenção vai contemplar trabalhos de construção civil e de eletricidade, entre eles revisão da cobertura, rebocos interiores, substituição de portas e pinturas.
Uma das peças mais emblemáticas e de valor deste templo, o Órgão de Tubos, será também alvo de conservação e restauro, nomeadamente da máquina e dos instrumentos, bem como, substituição de madeiras da caixa. A sua recuperação permitirá a dinamização cultural com concertos de música sacra naquele espaço.
Serão feitas correções na rede elétrica e beneficiada a iluminação do altar e da nave e coro.
Serão, ainda, restaurados os retábulos e vários elementos decorativos do interior da igreja.
Está previsto que as obras se iniciem durante o próximo verão.
MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A IGREJA PAROQUIAL DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE