No âmbito de uma candidatura efetuada pelo Centro Cultural de Amarante (CCA), junto da Direção-Geral das Artes (DGARTES), o Mosteiro de Santo André, em Ancede, vai acolher um ciclo de três concertos do grupo Iberian Ensemble.
É de referir que por se tratar de uma candidatura do CCA, estes eventos não representam qualquer custo para a Câmara Municipal de Baião.
O primeiro espetáculo é dia 9 de julho, pelas 21h00, na igreja do Mosteiro de Ancede. As reservas de bilhete devem ser feitas através do número 965 279 709 .
Os restantes concertos realizar-se-ão nos dias 4 de outubro de 2021 e 22 de janeiro de 2022.
O grupo Iberian Ensemble explora o repertório dos séculos XVII e XVIII e através de atuações com uma forte componente histórica, criando uma interessante dicotomia entre as sonoridades do barroco ibérico, italiano, francês e alemão e a arquitetura nacional de interesse histórico.
Utilizando apenas instrumentos da época, como a flauta barroca, viola da gamba, violoncelo barroco ou cravo, dão a conhecer os grandes compositores de referência europeia e os mestres do barroco ibérico.
Durante os concertos será feito o enquadramento histórico do local, serão explicados os repertórios e a escolha dos instrumentos utilizados, numa perspetiva de contacto com o público, um dos objetivos principais desta candidatura – Programação e Desenvolvimento de Públicos.
O Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante (CCA), da Rota do Românico, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda do Mosteiro de Arouca, da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e da Diocese do Porto.