O concelho de Baião iniciou, em 2018, a certificação como destino turístico sustentável, através da metodologia internacional EarthCheck.
Este processo começa a dar visibilidade ao concelho baionense em termos mundiais. No passado dia 8 de setembro a página internacional DESIGNHOTELS.COM destacou destinos para turismo sustentável e o município baionense aparece referenciado.
“Portugal está a afirmar-se rapidamente como um dos destinos europeus mais comprometidos com o turismo responsável”, refere o artigo que destaca dois locais já reconhecidos pela EarthCheck – Baião e o arquipélago dos Açores.
No caso de Baião a DESIGNHOTELS.COM evidencia como atrativos a relação com o rio Douro e a importante área de floresta do concelho baionense.
O artigo destaca ainda outros locais da Austrália, Estados Unidos da América, México e Suécia.
O Município de Baião foi distinguido no processo Earthcheck com o selo “Bronze”, relativo ao estatuto “benchmarked” e aguarda a certificação final e atribuição do selo “Prata”.
Verifica-se uma crescente procura turística no concelho de Baião. Entre 2015 e 2019 houve um crescimento de 65 por cento no número de dormidas no concelho, passando de 36 mil e 974 dormidas, em 2015, para 61 mil e 190 dormidas, em 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
A plataforma DESIGNHOTELS.COM foi fundada em 1993 e produz regularmente artigos sobre turismo, hotelaria e cultura, entre outros.