O Dia de São Martinho, uma das celebrações que marcam o outono, será assinalado em Baião com um Baile, realizado a 13 de novembro, na Casa da Juventude e Desporto de Chavães.
Esta iniciativa insere-se no projeto MISCELÂNDIA, dinamizado pela associação Andarilhos, em parceria com a Câmara Municipal de Baião, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Norte2020, no âmbito do programa “Cultura para Todos”.
O evento começa às 15h30 com uma oficina de danças Tradicionais Portuguesas e Europeias orientada por Diana Azevedo. A partir das 17h00 o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) promove uma Oficina de Danças Tradicionais Portuguesas.
Depois das 21h00 tem lugar um Baile à moda antiga, seguindo-se a apresentação do Projeto Contradanças e Quadrilhas Durienses pelo NEFUP, o tradicional magusto e, para terminar a noite, um baile de danças Europeias.
ENTRADA GRATUITA E INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
A iniciativa tem entrada gratuita, no entanto é necessário realizar a reserva através dos seguintes contatos: andarilhos.mail@gmail.com ou pelo telefone 916 696 944.
Uma noite que promete muita animação, muita dança e boa música.
Projeto Miscelândia, o que é?
Miscelândia, significa uma mistura de contributos artísticos (principalmente da música e dança) num território concreto, neste caso, é o concelho de Baião, que visa o desenvolvimento e oferta cultural para todos.
O Objetivo principal do projeto é incluir pela cultura, não se direciona apenas a um público específico, mas sim, a todos os Baionenses, motivando-os para aspetos da sua própria cultura, da sua tradição e das suas memórias. Promovem atividades que fomentam a ida de novos públicos aos espetáculos e às agendas culturais que se venham a desenvolver no concelho.
É importante que todas as pessoas, tenham acesso, interesse e se desloquem do conforto do seu lar, para assistirem a concertos, participarem em bailes, para irem ao cinema, ao teatro, e que, todo o esforço que venha a ser feito pelas instituições, a quem compete promover a cultura, seja reconhecido e seja valorizado pelos Baionenses.
Este é um projeto criado pelos Andarilhos, que pretende juntar todos os interessados com gosto por atividades ligadas à música, dança e à produção de eventos culturais.
Programa – Baile de S. Martinho
15h30 – Oficina de Danças Tradicionais Portuguesas e Europeias – Diana Azevedo
17h00 – 18h30 – Oficina de Danças Tradicionais Portuguesas – NEFUP
21h00 – Baile à Moda Antiga
22h00 – Apresentação do Projeto Contradanças e Quadrilhas Durienses – NEFUP
22h15 – Magusto
22h30 – Baile de Danças Europeias