Juntas de Freguesia transportaram 890 baionenses para vacinação à COVID-19

A Câmara Municipal de Baião e as Juntas de Freguesias do concelho colaboraram no transporte de cidadãos para a vacinação contra a COVID-19, tendo sido realizado, durante 2021, o transporte de 890 cidadãos baionenses.

Este transporte foi disponibilizado, após sinalização de necessidade pelos Serviços de Saúde, a cidadãos sem transporte próprio e sem apoio familiar para o efeito. Estes teriam dificuldade em deslocar-se à vacinação contra a COVID-19 se não fosse este apoio.

O transporte foi assegurado em viaturas das Juntas de Freguesia. As autarquias de freguesia tiveram apoio da Câmara Municipal para esta despesa, e para outras relacionadas com a pandemia, num montante de 19 mil e 965 euros.

O transporte destinou-se apenas a situações em que havia de facto extrema dificuldade ou impossibilidade na deslocação, uma vez que está recomendado pelas Autoridades de Saúde que, por razões sanitárias, os Munícipes deverão, tanto quanto possível, deslocar-se em meios próprios evitando ajuntamentos.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, salienta “a importância de todas as pessoas serem vacinadas”, referindo que “nem todos os munícipes têm facilidade e condições para se deslocar, pelo que assegurar este serviço é fundamental para o sucesso da vacinação. Em colaboração com as Juntas de Freguesia assegurou-se o transporte a quem necessitava”.

Entre fevereiro e o dia 23 de dezembro foram administradas no concelho 31 mil 753 vacinas.