A Câmara Municipal de Baião reuniu, no dia 4 de fevereiro, com a Comissão das Distinções Honoríficas. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e a Vereadora responsável pelo Pelouro da Cultura, Anabela Cardoso.
O objetivo deste encontro foi abordar a possibilidade de voltar a festejar o Dia do Município no corrente ano, tendo ficado decidido realizar a cerimónia no dia 26 de março de 2022, o primeiro sábado a seguir ao dia 24, data da efeméride.
A instituição do dia 24 de março como o dia do Município deve-se ao primeiro documento em que aparece pela primeira vez a palavra “Baião”. Mas, no dia do Município celebra-se mais que uma data. Celebra-se uma identidade, um território, um povo. Avivam-se memórias, empolgam-se emoções, manifesta-se amizade, carinho e gratidão. Celebra-se a vida, uma cultura, tradições e pessoas. Celebra-se Baião.
No evento serão galardoadas as personalidades e entidades propostas em 2020, a que se juntarão as pessoas singulares e coletivas sugeridas para o ano de 2022.
A Câmara Municipal, conjuntamente com a Comissão propõe a atribuição de distinções honoríficas, como forma de reconhecimento a pessoas singulares ou coletivas que, na área do Município de Baião, fomentam e desenvolvem atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, empresarial e social, e têm contribuído para o engrandecimento do nosso concelho e merecendo, por isso, uma homenagem digna e justa.
Neste dia, também são atribuídas Medalhas de Distinção Profissional ao Serviço do Município para Funcionários da autarquia, no ativo ou aposentados, com 35 ou mais anos de serviço e entre os 25 e 34 anos de ligação à autarquia.
Em virtude da pandemia, não foi possível realizar presencialmente a cerimónia de distinção referente ao ano de 2020, apesar de terem sido designadas as personalidades e entidades a serem distinguidas.
A realização da cerimónia do corrente ano fica, no entanto, condicionada a uma avaliação das condições de saúde pública que será efetuada mais próxima da data do evento.
Caso não estejam reunidas as condições necessárias, a cerimónia será adiada para uma data mais conveniente.
Esta Comissão, constituída em 2019, é composta por dez personalidades da sociedade civil, de áreas como a Cultura, o Ensino, a Saúde ou o Associativismo.