As bancadas do Partido Socialista, do Partido Social Democrata e o deputado municipal Luís Teixeira (CDS-PP), aprovaram, de forma unânime, o seguinte voto de pesar.
Observaram ainda um minuto de silêncio pelas vítimas deste conflito.
Voto de Pesar – Invasão da Ucrânia pela Federação Russa
A Rússia iniciou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, um ataque militar em larga escala contra a Ucrânia, país vizinho ao sul, por ordem do presidente russo, Vladimir Putin.
O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.
Esta ação da Rússia representa, nos termos dos tratados e resoluções internacionais, desde logo do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas, bem como da União Europeia, uma ameaça à fundação da ordem internacional e da segurança de todos.
Neste sentido, os Grupos Municipais do PS, do PSD e o Deputado Municipal Independente Luís Alberto Alves Teixeira (CDS-PP) da Assembleia Municipal de Baião propõem:
- Condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia.
- Reafirmar a sua solidariedade com os habitantes e com a República Ucraniana.
- Reafirmar o reconhecimento da soberania, a independência política e territorial da Ucrânia.
Mais propõem:
- Enviar a presente deliberação ao Governo, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e à embaixada da Ucrânia em Portugal.
- Efetuar um minuto de silêncio em memória das vítimas deste conflito.
Nas palavras de Barack Obama: “A Rússia fez isso, não porque a Ucrânia representa uma ameaça para a Rússia, mas porque as pessoas da Ucrânia escolheram o caminho da soberania, autodeterminação e democracia. Por exercer direitos que deviam estar disponíveis para todas as pessoas e nações, a Ucrânia enfrenta um brutal ataque que mata inocentes e provoca um sem número de homens, mulheres e crianças deslocados”.
Baião, 26 de fevereiro de 2022
O Grupo da Bancada do PS na Assembleia Municipal
O Grupo da Bancada do PSD na Assembleia Municipal
O Deputado Municipal Independente (CDS-PP)