O Auditório Municipal de Baião, foi alvo de uma requalificação após mais de 20 anos de utilização e foi inaugurado no dia 3 de junho, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca na companhia do Presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro.
Marcaram ainda presença os Vereadores Anabela Cardoso, Henrique Gaspar Ribeiro, Célia Azevedo e Paulo Portela, alguns presidentes de junta e diversas forças vivas baionenses.
ESPAÇO DE CULTURA E MUITO MAIS
Filipe Fonseca, referiu na sua intervenção que “estamos hoje aqui a inaugurar este equipamento, numa cerimónia singela, uma vez que este Executivo entende que devido aos tempos que atravessamos, este tipo de iniciativas, por enquanto, deve ser desta forma.
Uma nota para esclarecer a ausência do Sr. Presidente. Encontra-se no último dia de isolamento profilático devido a infeção por COVID-19 e não quis adiar esta inauguração pela vontade de ver este espaço a funcionar em pleno, o mais rapidamente possível, e a servir a população nas suas diversas valências.
Em menos de um mês inaugurámos duas obras que ascendem a um valor global de cerca de 1 milhão de euros (a extensão dos Serviços Municipais e o Auditório).
Oxalá a curto prazo possamos ter mais gente, mas o mais importante é que possamos usufruir deste espaço, que sofreu alterações significativas, desde logo no número de lugares, ao nível da acústica, do sistema de luzes e com a construção de novos camarins, com equipamentos de última geração para que os eventos possam ter a melhor qualidade possível.
Gostaria ainda de fazer uma referência ao Ricardo Oliveira, engenheiro responsável por este projeto e realçar o trabalho dos colaboradores da autarquia, porque apesar de ter sido eleito há pouco tempo, pelo aquilo que tenho visto, fica bem demonstrada a qualidade dos nossos técnicos.
Também queria deixar uma palavra à colaboradora da autarquia, Alice Moreira pela preocupação para que tudo corra bem. Deixo ainda uma menção ao empreiteiro, Humberto Lage, pelo excelente trabalho aqui realizado.
O investimento está aqui, a Câmara Municipal teve a despesa, que só faz sentido se este equipamento for utilizado e usufruído pelos baionenses.
A remodelação deste equipamento permitirá a todos, desde os mais jovens aos mais idosos, usufruir de todo o tipo de espetáculos musicais, teatro ou cinema, para além disso, este será um espaço apropriado para a realização de seminários, congressos e outros eventos.
Aproveito a oportunidade para, desde já, convidar todos os presentes e toda a população em geral para que disfrutem deste renovado espaço e das diferentes propostas culturais que nele se proporcionarão.
Ainda durante este mês de junho este equipamento receberá um conjunto de iniciativas e eventos que permitirão testar as novas valências e proporcionar novas experiências culturais aos baionenses.
Este primeiro mês é de experiência e quem cá vier, se vir um ou outro pormenor, esteja à vontade para expressar a sua opinião, pois só assim podemos melhorar algo que esteja menos bem.
Agora é dinamizar e usufruir deste espaço!”
David Monteiro, por seu lado referiu que “estou muito satisfeito por estar aqui hoje a inaugurar este espaço muito digno que irá servir, e bem, a nossa população, porque apesar de estar localizado na freguesia de Campelo é um equipamento de todos os baionenses. Agora só temos de desfrutar desta obra que tanto nos orgulha!”
MELHORAMENTOS REALIZADOS NO AUDITÓRIO MUNICIPAL
Foi aperfeiçoado o isolamento acústico e térmico do edifício. Foi melhorado o sistema de som, luz e ar condicionado. Foram também substituídos os pisos e as cadeiras. A capacidade do auditório aumentou, passando de 192 para 250 lugares.
Foram realizadas pinturas gerais, remodeladas as instalações sanitárias e foi construído um “corpo” novo nas traseiras do edifício, onde surgem camarins com maior dimensão e capacidade.
Também o palco sofreu uma alteração, crescendo com a criação de uma plataforma amovível. Foi também retificado o equipamento cénico, de decoração de cena e Iluminação cénica.
Esta empreitada da Câmara Municipal de Baião representou um investimento na ordem dos 415 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários com 15 % a ser suportado pela autarquia.
Este financiamento com recursos a fundos comunitários, apenas foi possível graças à boa saúde financeira do município e à capacidade para a captação destes apoios.
HISTORIAL DO EDIFÍCIO
Este edifício foi inicialmente o Matadouro Municipal. A inauguração ocorreu a 8 de fevereiro de 1949. O edifício teve essas funções até 12 de abril de 1996.
Posteriormente, foi reconvertido para as funções de Auditório Municipal, tendo-se procurado manter a traça exterior. A inauguração realizou-se em agosto de 2001.
Recorde-se que o Auditório Municipal de Baião foi dotado, em 2019, com uma máquina de cinema digital, o que permitiu acompanhar a evolução tecnológica na área do cinema, possibilitando aos baionenses cinema de grande qualidade.