O Concurso de gado de raça arouquesa, integrado nas Festas Concelhias e de São Bartolomeu, foi um dos mais concorridos de sempre.
Foram apresentados exemplares vindos, não só de Baião, mas também de concelhos vizinhos e mesmo de localidades mais distantes. Após a decisão do júri do concurso e a atribuição das classificações, os imponentes animais, conduzidos pelos orgulhosos proprietários, desfilaram pelo centro da vila de Baião, até se concentrarem junto ao edifício da Câmara Municipal, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios.
Em paralelo ao concurso, a Câmara Municipal de Baião atribui um incentivo no valor de 100 euros. Esta verba é direcionada para os criadores do concelho de Baião e obedece à condição de que as novilhas nasçam no nosso concelho e se mantenham na exploração, pelo menos até aos seis meses.
Desde a sua implementação, este incentivo permitiu triplicar o número de nascimentos de exemplares desta raça autóctone no concelho de Baião, sendo que, neste ano, o número foi de 191 animais.
O Presidente do Município, Paulo Pereira, sublinhou o papel de grande relevo de todos os que estão envolvidos na promoção da raça e, deste modo, também, ” no desenvolvimento do território”.
O Presidente da ANCRA – Associação Nacional de Criadores de Raça Arouquesa, Fernando Moreira, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Associação irá subir, “de imediato”, o preço a pagar por carcaça ao produtor.
O Presidente da ACRIBAIMAR – Associação de Criação de Gado Baião do Marco, Joaquim Madureira, manifestou-se “orgulhoso por esta grande feira, que muito nos orgulha e que é gratificante para quem se dedica à criação desta raça com muito esforço e dedicação.”