Motonáutica coloca Baião aos olhos do mundo este fim de semana

Baião recebe, nos dias 10 e 11 de setembro, mais uma prova do Campeonato Mundial de Motonáutica F2. Os melhores pilotos do Mundo regressam à Albufeira da Pala, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, pelo sexto ano consecutivo.

O Grande Prémio de Baião, de volta ao rio Douro e a um cenário único, considerado um dos melhores e mais belos espelhos de água, vai estar aos olhos do Mundo, com a transmissão, em direto, através da SPORT TV, um dos canais de referência na área do desporto.

SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO MARCA PRESENÇA

No dia 10 de setembro, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, desloca-se ao local da prova, pelas 16h00, sendo recebido pelas entidades organizadoras e parceiras. De seguida, o Governante vai visitar o Paddock para apresentação de cumprimentos aos pilotos.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, congratula-se com a vinda do governante, considerando um sinal da importância do evento. O autarca explica que o Grande Prémio de Baião, em Motonáutica, “para além das vertentes desportiva e competitiva, projeta Baião e a Região a nível internacional, o que constitui uma oportunidade para mostrarmos as excelentes condições que temos e um local de grande beleza, como é a Albufeira da Pala”. A prova, segundo o edil, “com toda a sua envolvência e com a promoção que tem, também por parte dos próprios pilotos e equipas nos seus países, é um forte contributo para a afirmação de Baião pela positiva e, também por isso, enquadra-se na estratégia que seguimos para o desenvolvimento do concelho”.

PROVA DECISIVA PARA A CONQUISTA DO CAMPEONATO MUNDIAL

O Grande Prémio de Baião é a terceira prova do Campeonato Mundial de Motonáutica e vai reunir os pilotos mais credenciados da modalidade vindos de vários países. A conquista dos lugares do pódio está ainda em aberto, o que se traduz em mais um aliciante e que dá garantias de um espetáculo pleno de emoção e adrenalina.

Duarte Benavente, piloto português, vencedor do Grande Prémio de Baião em 2017, vai marcar presença, mais uma vez, assim como, Rashed Al Qemzi, – Campeão do Mundo em 2021 e Mansoor Al Mansoori, que lidera, nesta altura, a classificação do Campeonato. Esta edição vai contar ainda com a estreia de uma equipa vinda da Austrália.

Sábado, dia 10 de setembro, haverá treinos livres a partir das 11h15 e treinos de qualificação a partir das 15h00.

Para Domingo, dia 11 de setembro, durante a manhã, estão marcados os treinos de aquecimento e a corrida de repescagem. Às 17h00 será dado o tiro de partida para o Grande Prémio de Baião de Motonáutica F2. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 18h30.

O Grande Prémio de Baião de Motonáutica é uma prova sob a égide da UIM – Union Internationale Motonautique, com organização da Federação Portuguesa de Motonáutica em articulação com a Câmara Municipal de Baião, com os apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, União de Freguesias de Ancede e Ribadouro e patrocínios de diversas empresas privadas.