No dia 1 de outubro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, juntou-se à peregrinação de barco que transportou pelo Rio Douro os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais concretamente a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, numa homenagem a este importante evento que ocorrerá em 2023.
O autarca entrou no barco no Peso da Régua, onde foi feita a passagem de testemunho e desceu o Rio Douro, com a embarcação a ser saudada nas margens pelos paroquianos e pelos padres das diversas paróquias baionenses.
A viagem terminou no Cais da Ribeira, na cidade do Porto para a receção dos símbolos, que em seguida foram encaminhados para a Diocese.
Filipe Fonseca referiu que “ter uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal é uma iniciativa com uma grande importância a que ninguém fica indiferente e esta iniciativa permite ter uma maior perceção da sua importância e significado”.
A Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se de 1 a 6 de agosto de 2023 entre Lisboa e Loures, sendo esperada a presença de muitos milhares de peregrinos de todo o mundo.
Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estarão em Baião nos dias 14 e 15 de outubro: