Foi numa tarde ensolarada de outono do passado dia 12 de novembro, que o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, inaugurou a requalificação do Percurso Pedonal da Albufeira da Pala, que percorre a marginal do Rio Douro, numa extensão de cerca de 900 metros.
Esta obra incrementa a mobilidade e segurança dos cidadãos, potenciando o valor turístico que este espaço ribeirinho oferece e reforçando o seu papel ao serviço da estratégia de desenvolvimento do Município de Baião.
A requalificação deste espaço confrontante ao rio, consistiu na criação de um passeio pedonal, bem como melhoramentos ao nível do pavimento e mobiliário urbano, tendo sido criados também lugares de estacionamento.
Projetado ao longo da Estrada Nacional 211, este circuito tem 2,50 metros de largura e foi executado em guias de granito, apresentando uma plataforma em betão poroso pigmentado e incorporando uma guarda de proteção em ferro em toda a sua extensão.
O valor do investimento cifrou-se nos 537 mil euros, com 456 mil a serem financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.
REAQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO RIBEIRINHO ERA HÁ MUITO ANSIADA
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira; do Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes; do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca; e dos Vereadores Anabela Cardoso, Célia Azevedo e José Lima Soares, bem como técnicos da autarquia e diversos cidadãos baionenses que com a sua presença valorizaram este evento, que contou ainda com a animação do grupo de bombos de Ancede, ‘ViaVerde’ .
Na sua intervenção, Paulo Pereira, referiu “a enorme satisfação por se estar a inaugurar uma tão importante, bonita, e ansiada obra, que nos deve orgulhar a todos, mas também por se estar a cumprir com mais um compromisso com a população, como temos feito, ao longo dos anos, com tudo com o que nos comprometemos, numa relação de verdade, de proximidade e de confiança”.
Paulo Pereira terminou a intervenção, agradecendo a toda a equipa da Câmara, e, nos seus colaboradores, manifestou “um profundo sentimento de gratidão a todos aqueles que contribuem de diversas formas para estas realizações, bem como para outras que contribuem para uma melhoria contínua da qualidade de vida da nossa população, seja o movimento associativo, os agentes de desenvolvimento local em geral, ou os autarcas de freguesia, que hoje aqui estão tão bem representados e a quem agradeço pelo seu trabalho”.
Armando Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal de Baião começou por se congratular “pelo dia maravilhoso que hoje está e nos permite usufruir desta paisagem que é realmente paradisíaca”, deixando ainda os parabéns ao Presidente da Câmara, “pelas inúmeras obras que tem realizado por todo o concelho, que só são possíveis recorrendo a fundos comunitários, no entanto, se não fosse a boa saúde financeira da autarquia, não seria possível nem esta obra nem muitas outras, uma vez que uma parte é sempre suportada pela Câmara Municipal”.
O Presidente da Assembleia Municipal, terminou a sua intervenção, destacando “as inúmeras potencialidades desta zona que, nos últimos anos, a autarquia tão bem tem sabido promover e valorizar”.
Daniel Guedes, Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, mostrou-se “satisfeito e orgulhoso por esta requalificação que em muito valoriza esta zona”, acrescentando que “inicialmente era para ser apenas metade daquilo que temos hoje, mas devido ao excelente trabalho da Câmara Municipal, nomeadamente do Gabinete de Projetos Comunitários, que está sempre atento a estas questões, foi possível termos um percurso com a extensão de 900 metros. Juntos, todos ‘a remar para o mesmo lado’, é possível fazer mais e melhor pela nossa terra. Obrigado a todos!”