A promoção e reconhecimento da Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional esteve em debate num seminário organizado pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) que teve lugar em Amarante, no passado dia 12 e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e de elementos que integram a “Green Team”, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável.
Esta iniciativa abordou o processo, os desafios e as oportunidades da candidatura a Área Protegida Regional, que se prevê estar concluído a curto prazo.
José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante foi o responsável pela sessão de abertura, tendo-se seguido dois painéis diversificados e compostos por diversos especialistas na matéria.
O primeiro painel, intitulado “Paisagem Protegida Regional da Serra de Aboboreira: as Motivações, o Processo e os Desafios”, contou com as intervenções de Ricardo Magalhães, Secretário-geral da AMDT; João Honrado, da Universidade do Porto e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos; e Miguel Portugal , do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Este painel foi dividido em três assuntos:
“As motivações e o processo de classificação da Paisagem Protegida”, “Os valores patrimoniais e os objetivos da classificação” e “Após a classificação da Paisagem Protegida: que desafios?”
O segundo painel, denominado “As oportunidades e os desafios na implementação e gestão da Paisagem Protegida”, teve como moderador Joaquim Mamede Alonso, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos; e teve intervenções de Luís Brandão Coelho, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; de Gonçalo Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima; e de Miguel Portugal, do ICNF.
A sessão de encerramento ficou a cargo de Cristina Vieira, no papel de Presidente do Conselho Diretivo da AMDT.
Divididos pelos três concelhos abrangidos pela Serra da Aboboreira e pelas várias temáticas a desenvolver, irão decorrer ainda mais dois seminários em Baião e no Marco de Canaveses, nos quais serão abordadas, por especialistas de cada área, as características e potencialidades do território.
No dia 2 de fevereiro, Baião acolherá esta iniciativa, sob a temática “Património Natural”, ao passo que o Marco de Canaveses, receberá no dia 23, o terceiro e último seminário, intitulado “Património Cultural e Paisagístico”.
Saiba mais sobre a classificação da Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional, aqui.