Baião vai acolher, no dia 2 de fevereiro, a partir das 14h00, na Biblioteca Municipal António Mota, um seminário sobre o “Património Natural da Serra da Aboboreira”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), com o apoio da Câmara de Baião, no âmbito da “Operação NORTE do FEDER – Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”, integrada no processo da candidatura da Serra da Aboboreira a Área Protegida Regional. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, destaca a “oportunidade desta ação como um contributo para melhor conhecermos o património natural ali existente e para o seu reconhecimento e preservação como um ativo de grande relevo para o território, e naturalmente para Baião, que tem na sustentabilidade um importante eixo para o seu desenvolvimento”.
Este seminário, o segundo de um ciclo de três, um em cada um dos municípios que partilham a serra da Aboboreira, será dividido em 2 painéis, com o primeiro a ter como tema central “Conhecer, conservar e valorizar”, tendo como tema introdutório, “Dos satélites aos drones: a deteção remota na caraterização e monitorização do património natural”. O segundo painel terá como tema principal “Do património natural ao capital natural: recursos, serviços e riscos”, tendo como subtema: “Natureza para que te quero? As comunidades locais e a conservação e valorização da natureza”.
Após uma apresentação introdutória de cada um dos temas, terá lugar um período de debate com a participação de especialistas em cada uma das áreas.
A sessão de abertura estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o encerramento dos trabalhos caberá a José Peixoto Lima, vice-presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega.
Os dois painéis contarão com as participações de investigadores de referência, bem como responsáveis de associações ligadas aos temas em debate.
No primeiro painel, este seminário vai contar com as presenças de João Gonçalves (cibio/biopolis – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Universidade do Porto) que, além de participar no debate, fará a apresentação introdutória, João Alexandre Cabral (citab – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas – Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD), João Paulo Fidalgo Carvalho (citab/UTAD), Augusto Barbosa (AARO – Associação dos Amigos do Rio Ovelha), e terá como moderador João Honrado (cibio/biopolis – U. Porto)
No segundo painel irão participar Joana Nogueira (Escola Superior Agrária – ESA – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) & prometheus) que fará a apresentação introdutória e participará também no debate com Ana Sofia Vaz (cibio /biopolis – U. Porto), Ângela Lomba (cibio/biopolis – U. Porto) e Pedro Alves (AFEDT – Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega). Joaquim Alonso (esa/ipvc & cibio/biopolis – U. Porto), será o moderador.
Os interessados em participar neste seminário devem fazer a inscrição, até ao dia 30 de janeiro, através do seguinte formulário: https://forms.gle/G8SgorK948HD8rvK9
Saiba mais sobre a classificação da Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional, aqui.